Descrição de chapéu The New York Times Viver

Matcha não tem benefícios comprovados, mas especialistas dizem ser saudável

Composição do produto se assemelha ao chá verde, que estudos apontam ser positivo para a saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Annie Sneed
The New York Times

Entre em qualquer cafeteria ou loja de produtos naturais e é quase certeza que você encontrará este chá verde em pó cor de jade brilhante. Ele é misturado em lattes, milkshakes, refrigerantes, chocolates quentes, smoothies e até mesmo em sobremesas como sorvetes e brownies.

É recomendado por muitos como um superalimento repleto de antioxidantes que pode prevenir o câncer, melhorar a memória e reduzir estresse e ansiedade. Isso é suficiente para convencer quase qualquer pessoa a beber matcha. Mas será que ele realmente faz jus à onda?

Colher com matcha, um pó verde
Matcha é altamente consumido e famoso por seus supostos benefícios nutricionais - Eric Helgas/The New York Times

O que é matcha?

Matcha é um tipo de chá verde que tem raízes tradicionais nas cerimônias de chá no Japão e se tornou popular nos Estados Unidos e em outros países.

Provém da mesma planta (Camellia sinensis) que outros chás cafeinados, e é cultivada de forma inusitada: é protegida da luz solar excessiva durante grande parte de seu período de crescimento para que possa produzir mais aminoácidos e compostos biologicamente ativos, como clorofila e teanina. Depois que as folhas são colhidas, elas são moídas em um pó fino.

Matcha tem benefícios para a saúde?

Enquanto outras folhas de chá verde geralmente são mergulhadas inteiras em água quente, "o matcha é muito mais concentrado em termos de ingredientes porque é feito de folhas de chá moídas", disse Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia e presidente do departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública T.H. Chan em Harvard.

Embora a pesquisa sobre seus benefícios à saúde não seja definitiva, os especialistas dizem que o matcha contém grande quantidade de substâncias potencialmente benéficas.

Antioxidantes. "À medida que envelhecemos ou somos expostos a coisas no ambiente, como luz ultravioleta ou agentes cancerígenos, acabamos com espécies reativas ao oxigênio e elas fazem coisas nocivas, como danificar nossas membranas celulares", disse Jamie Alan, professora associada de farmacologia e toxicologia na Universidade Estadual de Michigan.

Os antioxidantes, que são abundantes no matcha, são substâncias que "neutralizam" essas moléculas nocivas, disse Alan, prevenindo "toda uma cascata de eventos prejudiciais".

O chá, portanto, pode teoricamente ajudar a proteger as células do corpo contra danos e reduzir o risco de certos problemas de saúde, como doenças cardíacas ou câncer, disseram Hu e Alan, embora isso não tenha sido comprovado.

L-teanina. Esse aminoácido único, que pode ser encontrado no chá verde e em certos cogumelos, é outro componente do matcha que os especialistas destacam como potencialmente benéfico para a saúde. No entanto, as evidências de como isso pode acontecer são fracas, disse Hu.

Alguns pequenos ensaios controlados por placebo sugeriram que a L-teanina pode melhorar o desempenho cognitivo e reduzir o estresse. Mas houve apenas estudos em animais e alguns pequenos testes em humanos, observaram os dois especialistas.

Cafeína. Embora a maioria das pessoas possa não pensar nos efeitos da cafeína para a saúde ao beber sua xícara de café matinal, a evidência de seus benefícios à saúde é bastante forte, disse Hu.

Estudos descobriram, por exemplo, que a cafeína pode aumentar a função cognitiva e o estado de alerta, além de acelerar o metabolismo. E o consumo regular de café –a principal fonte de cafeína para adultos nos EUA– tem sido associado a um menor risco de diabetes, doenças cardíacas, doenças hepáticas e declínio cognitivo relacionado à idade, segundo Hu.

Então o matcha é saudável?

Poucos estudos se concentraram especificamente em como o matcha pode beneficiar a saúde, por isso é difícil dizer com certeza. Mas os cientistas têm uma compreensão bastante boa dos benefícios do chá verde. "Há muita pesquisa de chá verde, e as evidências gerais indicam que é uma bebida saudável", disse Hu.

"Não temos evidências semelhantes para o matcha, mas como ele tem os mesmos ingredientes que o chá verde, apenas em concentrações muito mais altas", continuou ele, provavelmente é seguro inferir que ofereça os mesmos benefícios.

Alan também enfatizou que, embora o matcha geralmente seja seguro, certas pessoas –incluindo aquelas que devem limitar a ingestão de cafeína por causa de algum problema de saúde– provavelmente devem evitá-lo.

"Se você é propenso a arritmia ou se tem doença cardíaca, o matcha pode ser prejudicial", disse ela. As pessoas com sensibilidade à cafeína também poderiam dispensar o matcha porque pode causar ansiedade e perturbar o sono.

Em geral, disse Hu, o matcha pode ser uma adição saudável à dieta, desde que você esteja atento à quantidade de açúcar e outros ingredientes prejudiciais que consome junto com ele.

A quantidade de açúcar e creme que as pessoas adicionam ao café ou chá "se tornou tão grande que realmente neutraliza os benefícios à saúde", disse Hu. E se você come muito fast food ou fuma cigarros regularmente, não espere que o matcha neutralize essas escolhas prejudiciais.

"Se você desenvolver o hábito de consumo habitual de matcha, em longo prazo poderá obter algum benefício para a saúde", disse Hu. "Mas se apenas polvilhar um pouco de pó de matcha em cima de sorvete de chocolate acho que não ajudará muito."

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.