Descrição de chapéu The New York Times Mente

Exercícios físicos ajudam a melhorar a memória, mostra estudo; veja quais

A intensidade da prática afeta o tipo de lembrança, episódica ou espacial, por exemplo, a ser fortalecida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​Rachel Fairbank
The New York Times

Não é segredo que a prática regular de exercícios físicos traz muitos benefícios. Eles protegem contra o desenvolvimento de condições crônicas, como diabete e doenças cardíacas e, em alguns casos, podem melhorar a saúde mental.

Mas que efeito eles têm em funções específicas, como a memória? Um regime de exercícios pode te ajudar a lembrar as pontuações do jogo de ontem à noite, onde você foi em seu primeiro encontro com sua namorada (ou namorado) ou onde você deixou suas chaves?

Imagem de ressonância magnética do cérebro - Elena Abduramanova/Adobe Stock

É possível. Estudos ao longo dos anos têm sugerido que um único treino pode melhorar a memória e que a prática regular ao longo de anos ou décadas não apenas melhora a memória, como também ajuda a fortalecer contra problemas futuros.

Agora, um estudo recente do Dartmouth College (EUA) se concentra em como a intensidade do exercício, durante um período de tempo, pode desempenhar um papel importante no reforço de diferentes tipos de memória.

"Sabemos que o exercício funciona, mas não sabemos quais variáveis de exercício o tornam mais eficaz", disse Marc Roig, professor de fisioterapia e terapia ocupacional da Universidade McGill, que estuda o efeito do exercício na cognição e não participou do estudo. "Acreditamos que a intensidade é um desses fatores."

A intensidade do exercício parece afetar a memória

Um dos principais desafios ao estudar a ligação entre o exercício regular e a memória é que as mudanças são difíceis de medir. Isso é complicado pelo fato de que muitos outros fatores afetam a memória, como trabalhar num emprego sedentário ou sofrer privação crônica de sono.

Além disso, existem diferentes tipos de memória, o que explica como uma pessoa pode perder constantemente suas chaves (memória espacial ruim), mas ter um talento especial para lembrar datas de nascimento (memória semântica forte).

Os relógios rastreadores de atividades podem oferecer uma solução para esses problemas. Em um artigo recente publicado na revista Nature Scientific Reports, pesquisadores conseguiram analisar dados de um ano de rastreadores Fitbit de 113 pessoas, que também completaram uma série de testes de memória, como lembrar detalhes de um conto, detalhes espaciais, termos de língua estrangeira e listas de palavras aleatórias.

A vantagem desse método é que ele vinculou um ano inteiro de informações dos padrões de atividade dos participantes –quanto exercício eles fizeram, quão intenso, com que frequência– ao seu desempenho em testes de memória.

Outros estudos rastrearam padrões de atividade por meio de dados autorrelatados, que geralmente são menos confiáveis do que os dados do rastreador, pois as pessoas tendem a subestimar quanto tempo passam paradas e se lembram incorretamente de seus níveis totais de atividade.

"Você pode obter uma imagem muito mais detalhada com os dados do rastreador de atividades", disse Jeremy Manning, professor do Dartmouth College e um dos autores do estudo.

Manning e seus colegas descobriram que as pessoas ativas tinham melhor memória em geral, em comparação com as sedentárias, mas também descobriram que os tipos de testes em que se saíam bem variavam dependendo da intensidade com que se exercitavam.

Por exemplo, os participantes que se envolveram em atividades leves a moderadas, como caminhadas regulares, tiveram melhor memória "episódica". Pense na memória episódica como uma "viagem mental no tempo", disse Manning, ou a capacidade de lembrar detalhes sobre fatos cotidianos, como encontrar um amigo em um café ou esperar o ônibus escolar no primeiro dia de escola.

Isso combina com diversos estudos anteriores que mostraram que quanto mais as pessoas são ativas, melhor, em média, é sua memória episódica.

Os participantes que se exercitavam regularmente com mais intensidade –como correr ou fazer um treino HIIT (treino intervalado de alta intensidade, em português)– eram mais propensos a ter melhor desempenho em tarefas de memória espacial.

A memória espacial é a capacidade de lembrar relações físicas entre objetos ou locais no espaço, como onde você colocou suas chaves. Isso espelha vários outros estudos que mostram que exercício de alta intensidade melhora a memória, mas vai além, sugerindo que pode ser mais útil para esse tipo de memória do que para outro.

Mais estudos precisam ser feitos para solidificar essas associações e determinar o que as está causando, disseram os pesquisadores.

"Quanto mais pudermos conectar os padrões de atividade cotidiana ao desempenho cognitivo, mais perto estaremos de pensar sobre o estilo de vida", que inclui o quão ativo você é durante todo o dia e os padrões de sono, disse Michelle Voss, neurocientista cognitiva da Universidade de Iowa, que não participou do estudo.

De acordo com Phillip Tomporowski, professor de cinesiologia da Universidade da Geórgia, que também não participou do estudo, esse trabalho é um "primeiro palpite muito bom" sobre como certos padrões de exercícios afetam certos tipos de memória.

Manning e seus colegas esperam continuar com experimentos controlados para identificar por que certos exercícios podem afetar tipos específicos de memória.

Talvez algum dia haja um treino para finalmente ajudá-lo a lembrar onde colocou suas chaves.

Tradução Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.