Descrição de chapéu Corpo

Maconha pode danificar mais os pulmões do que o cigarro, diz estudo

A droga é geralmente fumada sem filtro, o que justificaria os danos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Otawa (Canadá) | AFP

Fumar maconha pode danificar mais os pulmões e as vias aéreas do que o cigarro, de acordo com um estudo canadense divulgado na terça-feira (15).

Pesquisadores da Universidade e do Hospital de Ottawa xaminaram radiografias de tórax de 56 fumantes de maconha, 57 não fumantes e 33 fumantes apenas de tabaco entre 2005 e 2020.

Eles encontraram taxas mais altas de inflamação das vias aéreas e enfisema – uma doença pulmonar crônica – entre fumantes regulares de maconha em comparação com fumantes regulares de cigarro e não fumantes.

Homem fumando
Estudo identificou mais danos nos pulmões de fumantes de maconhas, em comparação com fumantes regulares e não fumantes - Reuters

"O consumo de maconha está aumentando e há uma percepção de que a maconha é segura, ou mais segura que os cigarros de tabaco", disse à AFP Giselle Revah, radiologista do Hospital de Ottawa, onde a pesquisa foi realizada. "Mas este estudo levanta preocupações de que isso possa não ser verdade", acrescentou.

Ela disse que as taxas mais altas de inflamação e doenças entre os fumantes de maconha em relação aos fumantes de tabaco podem estar relacionadas a diferenças na forma como as duas substâncias são consumidas.

"A maconha é fumada sem filtro, enquanto o tabaco geralmente é filtrado", disse ela. "Quando você fuma maconha não filtrada, mais partículas entram em suas vias aéreas, se acomodam e irritam suas vias aéreas", afirmou ela.

Além disso, acrescentou, no caso da maconha, os tragos tendem a ser maiores e a fumaça fica mais tempo retida nos pulmões, o que pode causar traumas maiores nesses órgãos.

Apesar dessas possíveis explicações, os autores do estudo, publicado na revista Radiology, observaram que alguns fumantes de maconha também fumavam tabaco e que alguns exames pulmonares produziram resultados inconclusivos, sugerindo que mais estudos são necessários.

Como destacou Revah, há pouca pesquisa sobre os efeitos da cannabis na saúde, já que a substância é proibida na maioria dos países.

No Canadá, onde o estudo foi realizado, o uso recreativo da maconha foi legalizado em 2018.

O uso da droga também é permitido no Uruguai e no México entre outros países, e em grande parte dos Estados Unidos. Outros locais descriminalizaram a posse de maconha ou aprovaram seu uso medicinal.

Tradução por Azahara Ortega

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.