Descrição de chapéu Corpo

Corpo definido não é só questão de disciplina, mas genética, tempo e dinheiro

Treinos de Jade Picon e Bruna Griphao ganharam as redes sociais com sequências de 240 abdominais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cinquenta minutos, quatro blocos de exercícios de força e aeróbicos, além de 240 abdominais. Essas são algumas das características do treino de Jade Picon e Bruna Griphao, cujos abdômens definidos chamaram atenção no Big Brother Brasil e nas redes sociais.

Elas são embaixadoras da Academia Foguete, do personal Ricardo Lapa, o responsável por seus treinos. O profissional diz que basta "disciplina" como a das garotas para alcançar um visual semelhante. "Não são todos que têm resultado, mas quem tiver a mesma disciplina no treino e alimentação que as meninas pode alcançar um corpo muito bem trabalhado também."

Especialistas ponderam, porém, que atingir os mesmos resultados das influenciadoras é preciso um pouco mais que determinação: genética, tempo, dinheiro e acompanhamento especializado, com a presença de nutricionista e profissional da educação física, também é importante.

Em foto colorida, mulher tira selfie em frente ao espelho
Personal de Jade Picon e Bruna Griphao afirma que "com disciplina, todos conseguem" - @jadepicon no Instagram

Lapa conta, por exemplo, que Jade Picon treina no mínimo seis vezes por semana, às vezes mais de uma vez no dia. "A Bruna tem que mandar parar, ela vai todos os dias, em dois horários."

As duas estão entre as poucas alunas que têm aulas presenciais na instituição. Esse tipo de programa é oferecido apenas para as parceiras da academia, que divulgam o negócio nas redes em troca de 50% das vendas que fazem. Para o público geral, a academia oferece aulas online ao vivo e gravadas.

Para o personal, "não existe fórmula mágica". É preciso treinar todos os dias e manter acompanhamento com nutricionista para uma alimentação adequada. "Você nunca vai ter o abdômen da Jade, vai ter o seu."

Guilherme Artioli, professor de Fisiologia na Universidade Metropolitana de Manchester, na Inglaterra, alerta para os riscos de se comparar excessivamente com "corpos ideais" da internet. Segundo o especialista, a cobrança pode levar à frustração constante e desistência do exercício. Em casos mais graves, a transtornos de imagem e alimentares.

Artioli, que é pós-doutor pelo Laboratório de Nutrição e Metabolismo da EEFE-USP (Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo), destaca que "não é um tipo de treino que leva a um corpo específico". Ele aponta que há uma série de fatores, como genética e alimentação, e que muitos exercícios diferentes podem trabalhar os mesmos aspectos.

"Precisamos lembrar que essas celebridades muitas vezes vivem da imagem, e têm muita disposição e tempo para se dedicar a isso", pontua Artioli. O especialista reforça que, para quem precisa trabalhar oito horas por dia e ainda cuidar de tarefas domésticas, às vezes o possível são 20 minutos de caminhada. "O importante é sair do sedentarismo."

Para o famoso abdômen trincado, o necessário é a hipertrofia do músculo abdominal, junto a uma redução da gordura no local, diz. Para isso, é preciso reduzir ou controlar a ingestão de alimentos, mantendo um gasto energético maior do que o consumo.

Em pessoas com músculos extremamente definidos, Artioli aponta que, além de uma predisposição do organismo para perder gordura naquela região, há a restrição de muitos alimentos que costumam fazer parte do cardápio comum da população brasileira.

Narayana Ribeiro, membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, reforça a importância da alimentação para resultados como os de Jade e Bruna. "Para um resultado estético, 70% é a dieta e 30% é o treino", pontua.

Ribeiro afirma também que, se o corpo não possui os nutrientes necessários, o processo fisiológico que leva à "queima" de gordura não ocorre –por isso a importância do acompanhamento profissional. "Pode ocorrer até mesmo perda de massa magra no lugar da gordura."

A especialista destaca que não existe a dieta ideal. "Por mais que eu trabalhe com dois atletas da mesma modalidade, serão duas alimentações diferentes, pois são dois organismos e predisposições genéticas diferentes."

Além da importância do acompanhamento com nutricionista, os especialistas também destacam que também não existe o "treino ideal". "O importante é encontrar algo que te dá prazer, que você terá vontade de voltar no dia seguinte", diz Artioli.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.