Descrição de chapéu The New York Times Viver

O que é Mounjaro, medicamento que pode ofuscar o Ozempic no emagrecimento

Fármaco é indicado para o tratamento de diabetes, mas amplamente usado nos Estados Unidos para perda de peso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dani Blum
The New York Times

No último ano o medicamento injetável contra diabetes Ozempic invadiu o TikTok, os talk shows e os jornais, e as pessoas alardearam os bons resultados de seu uso off label para perder peso. Mais recentemente, cresceu o interesse pelo Wegovy, medicamento semelhante, mas aprovado [no Brasil e nos Estados Unidos] para o controle do peso.

Outro antidiabético, Mounjaro, vem ganhando atenção agora e está sendo utilizado por muitas pessoas nos EUA de modo off label (ou seja, para uma finalidade não indicada na bula) para perder peso.

Algumas pesquisas concluíram que o Mounjaro pode ser ainda mais poderoso que o Ozempic ou o Wegovy no emagrecimento. Um estudo grande comparando essas drogas descobriu que o uso de tirzepatida, seu princípio ativo, leva a reduções maiores nos níveis de açúcar no sangue e a uma perda de peso maior que os outros produtos.

Caixa de Mounjaro
Farmácias nos Estados Unidos veem demanda por Mounjaro aumentar, mas uso ainda para emagrecimento não é autorizado no país - George Frey/Reuters

Mas esse estudo comparou doses diferentes de semaglutida e tirzepatida, dificultando a comparação, diz Dean Schillinger, professor de medicina e especialista em diabetes na Universidade da Califórnia em San Francisco. Além disso, o estudo foi patrocinado pela Eli Lilly, fabricante do medicamento.

No momento o Mounjaro é aprovado pela FDA (agência americana reguladora de medicamentos e drogas) apenas para o tratamento da diabetes tipo dois.

"O Mounjaro não é um medicamento para perda de peso", diz o site oficial do produto, sob uma manchete escrita em letras grandes roxas e proclamando que usuários já perderam até 11 quilos. Mas há a especulação de que a FDA possa em breve autorizar seu uso para o controle de peso. A Eli Lilly anunciou em outubro que a agência está acelerando o processo de estudo e aprovação da tirzepatida para adultos obesos ou com sobrepeso.

A demanda já está aumentando: depois de passar dois meses em falta nas drogarias americanas, agora o Mounjaro voltou a estar disponível, embora muitos pacientes diabéticos ainda estejam tendo dificuldade em conseguir o produto, diz Andrew Kraftson, professor clínico na divisão de metabolismo, endocrinologia e diabetes da Michigan Medicine.

Ele afirma que recomenda aos pacientes que telefonem para várias farmácias e que já foi obrigado a ajustar algumas doses para fazer o medicamento durar mais tempo.

"É frustrante para os pacientes e dá trabalho para os médicos", comenta. À medida que mais pessoas procurarem o Mounjaro para perder peso, o medicamento pode ultrapassar o Ozempic em termos de vendas e de atenção que recebe na mídia.

"Não seria exagero dizer que é um sucesso estrondoso", diz Kraftson.

Como funciona o Mounjaro?

A tirzepatida imita a ação de dois hormônios produzidos naturalmente no corpo: o peptídeo semelhante a glucagon 1, ou GLP-1, e o peptídeo insulinotrópico dependente de glicose.

O Ozempic e o Wegovy simulam apenas o GLP-1, enquanto a tirzepatida imita os dois hormônios. Pesquisadores creem que a razão de a tirzepatida ser tão eficaz em reduzir os níveis de glicose no sangue e induzir a perda de peso é que os dois hormônios que ela imita trabalham de modo sinérgico.

Como a semaglutida, a tirzepatida retarda o esvaziamento do estômago, levando as pessoas a se sentirem saciadas por mais tempo, afirma Janice Hin Hwang, diretora da divisão de endocrinologia e metabolismo da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte. A tirzepatida também inibe os sinais de fome emitidos pelo cérebro, suprimindo o apetite.

Um trabalho apresentado na conferência da Associação Americana de Diabetes no verão de 2022 indicaram que participantes de um estudo que tomaram tirzepatida e não tinham diabetes perderam até 22,5% de seu peso corporal após 72 semanas. Para Robert Gabbay, diretor científico e médico da associação, é uma redução expressiva de peso, quase tão eficaz quanto a cirurgia bariátrica.

Ainda não está claro, porém, quais podem ser os efeitos de longo prazo do Monjauro. Essa é uma questão urgente, dado que o medicamento precisa ser tomado continuamente para obter resultados contínuos, afirma Akshaya Srikanth Bhagavathula, pós-doutorando da Universidade de Arkansas que já estudou a tirzepatida.

O Mounjaro pode ser usado com segurança para perder peso?

Segundo Bhagavathula, o uso de Monjauro pode provocar efeitos colaterais mais graves que o Ozempic ou Wegovy, além de perda de peso mais expressiva. As pessoas que usam o remédio geralmente apresentam náuseas, vômito, diarreia e dor abdominal. Em casos raros, o uso do medicamento pode resultar em falência renal, pancreatite, hipoglicemia e hemorragia gastrintestinal, diz ele.

Não há pesquisas robustas sobre como a tirzepatida pode afetar pessoas que não têm diabetes ou obesidade. "Simplesmente não temos dados suficientes para informar as pessoas sobre o risco", pontua Schillinger.

Segundo Kraftson, o Monjauro deve ser tomado sob supervisão médica cuidadosa, em parte porque existe o risco de a perda extrema de apetite levar à desnutrição e à alimentação desordenada. "Não queremos deixar as pessoas anoréxicas", aponta. "O objetivo não é eliminar a fome completamente."

Um representante da Eli Lilly disse em comunicado: "O Monjauro só é aprovado para o tratamento da diabetes tipo dois em conjunto com dieta e exercícios". Ainda segundo ele, "a Lilly não promove nem incentiva o uso off label de nenhum de nossos medicamentos."

Mas especialistas avisaram que quanto mais medicamentos como Monjauro e Ozempic continuarem a ganhar popularidade por seus efeitos emagrecedores, mais os pacientes diabéticos serão afetados pela escassez dos medicamentos que necessitam.

"Provavelmente vamos assistir a este mesmo filme de novo", diz Gabbay.

Tradução de Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.