Descrição de chapéu Beleza

Por que o pescoço costuma envelhecer mais rápido do que o rosto? Entenda

A pele da região não se recupera tão bem quanto outras partes do corpo, além de ter menos componentes reparadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hannah Seo
The New York Times

Por que meu pescoço parece estar envelhecendo duas vezes mais rápido que o resto do meu corpo e o que posso fazer a respeito?

A pele do pescoço tende a envelhecer mais rápido que quase qualquer outra parte do corpo, diz Theodora Mauro, professora de dermatologia na Universidade da Califórnia em San Francisco. Ela é especialmente vulnerável a danos. Má postura, cuidado insuficiente com a pele, exposição ao sol e o enfraquecimento natural dos músculos do pescoço, tudo isso pode levar ao envelhecimento acelerado.

Outra questão é que a pele do pescoço não se recupera tão bem quanto outras partes do corpo, porque é menos durável e possui menos células-tronco e outras estruturas que ajudam a repará-la, afirma a cirurgião dermatológica Katie Given, da região de San Francisco, que já escreveu sobre o envelhecimento da pele no pescoço e parte inferior do rosto. Segundo ela, para retardar o processo de envelhecimento da pele do pescoço "o segredo é prevenção, prevenção, prevenção".

Feche a vista do queixo de uma mulher caucasiana de meia-idade enquanto olha para o lado em um fundo claro, recortado. Conceito de beleza de mulher autêntica
A pele do pescoço é especialmente vulnerável a danos - Svitlana/Adobe Stock

O pescoço precisa ser protegido do sol

"O sol é inimigo do pescoço", pontua Mauro. Muitos sinais de envelhecimento do pescoço podem ser atribuídos à exposição ao sol. Ela aponta que quando a pele é exposta à luz solar, mesmo que apenas um pouco, raios ultravioleta A atingem a derme –a camada interna da pele— e prejudicam as células responsáveis pela produção de colágeno e elastina.

Estas são duas proteínas essenciais para conservar a estrutura da pele intacta, indica. Oma Agbai, professora clínica de dermatologia no Centro Médico UC Davis. "O colágeno ajuda a conservar a firmeza da pele. A elastina a ajuda a voltar ao formato original depois de ter sido esticada." A derme, que contém essas proteínas, "tende a ser mais fina no pescoço que em outras áreas do corpo, como o rosto e os braços."

Segundo Agbai, a exposição prolongada ao sol pode levar a uma aparência mais enrugada, sem falar em descoloração e manchas na pele.

As pessoas muitas vezes se esquecem de aplicar protetor solar no pescoço, mas, segundo Mauro, a proteção dessa área é tão importante quanto a do resto do corpo. Ela recomenda o uso diário de protetor solar hidratante com FPS de no mínimo 30. Passe generosamente por todo seu pescoço e, se estiver ao ar livre, repita a aplicação periodicamente ao longo do dia.

Trate seu pescoço tão bem quanto trata seu rosto

Para Agbai, as pessoas tendem a dar bastante atenção ao rosto, com o uso regular de soros, hidratantes e mais. Já o pescoço geralmente acaba esquecido. Deveríamos incluir essa área em nossa rotina diária de cuidados com a pele, aplicando os produtos até o pescoço.

À medida que envelhecemos, diz Mauro, nossa pele perde parte da capacidade de reter a umidade. A pele do pescoço fica ressecada, opaca e menos lisa. Por isso, recomenda a dermatologista, aplique hidrante sobre o pescoço de manhã e à noite e evite usar nessa área produtos à base de álcool, porque é provável que ressequem a pele ainda mais. Muitos sabonetes contêm ingredientes chamados surfactantes que também desidratam a pele, e há produtos que contêm ingredientes alcalinos, como o seboato de sódio, que desequilibram o nível de pH da pele e sua barreira de umidade. Se um produto deixa sua pele com sensação e aparência de secura, pode ser sinal de que você deveria trocar por algo diferente.

Evite o "tech neck"

Outro fator que contribui para deixar o pescoço com aspecto envelhecido é o chamado "tech neck", ou "pescoço de tecnologia" –a tendência a se curvar e olhar para baixo quando se usa um laptop ou dispositivo móvel, diz Agbai. Além de causar dor e tensão no pescoço, essa postura "amassa" a pele. Se você passar horas e horas encolhido dessa maneira, vai desenvolver linhas horizontais no pescoço e sob o queixo, afirma ela.

Para prevenir a formação ou o aprofundamento dessas linhas no pescoço, recomenda Mauro, posicione seu computador e telefone de modo a não precisar passar muito tempo com o pescoço curvo. Mas ela destaca que mudar sua postura não vai melhorar as linhas que já estiverem presentes.

Além de adotar as boas práticas acima recomendadas, é importante evitar o cigarro, que pode prejudicar a pele, e conservar boa saúde de modo geral, indica Mauro.

Para Given, se você quiser reparar os sinais de envelhecimento do pescoço, deve consultar um dermatologista ou outro profissional. Alguns procedimentos cosméticos como botox e preenchimentos podem ajudar a firmar e preencher a pele, conferindo uma aparência mais jovem.

Procedimentos mais intensos requerem mais tempo para recuperação. É o caso dos tratamentos a laser ou do microagulhamento com ablação por radiofrequência (que trabalha a pele com comprimentos de onda específicos para incentivar a produção de colágeno), que podem ajudar a combater a descoloração da pele, flacidez, textura e rugas finas. Mas esses tratamentos são caros e mais cosméticos do que medicamente necessários, diz Given. Além disso, geralmente precisam ser repetidos para que os resultados possam ser mantidos.

No final das contas, aponta ela, um pescoço envelhecido faz parte do processo de envelhecimento, só isso.

Tradução Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.