Seis dicas de uma dermatologista para evitar o ressecamento da pele

Deixar de lado produtos com perfume e abusar de hidratantes espessos são algumas das orientações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dani Blum
The New York Times

À medida que entramos nos meses mais frios, muitas pessoas se preparam para a coceira, descamação e secura que podem atacar a pele. A médica A. Yasmine Kirkorian, chefe de dermatologia do Hospital Nacional Infantil de Washington, sabe que pode ser difícil manter a pele hidratada. Veja o que se deve fazer.

Mulher com a pele ressecada - Adobe Stock

Evite fragrâncias

Produtos perfumados são um culpado comum de dermatite de contato alérgica, uma erupção cutânea que pode ocorrer quando sua pele toca substâncias que podem causar reações. Como essa condição pode ressecar a pele, é importante evitar produtos que possam agravar ainda mais as coisas quando o ar estiver mais seco, como aqueles com fragrâncias.

Proteja as mãos

Kirkorian vai de bicicleta para o trabalho o ano todo, então nos meses mais frios ela usa luvas para evitar rachaduras. Também evita lavar as mãos com sabonetes fortes e muitas vezes as hidrata após a lavagem.

Evite o excesso de espuma

Kirkorian diz que a maioria das pessoas usa muito sabonete quando toma banho. Ela,por outro lado, concentra sua espuma nas "zonas de odor", como as axilas, as virilhas e os pés.

Lave o cabelo de cabeça para baixo

Quando o resíduo do xampu pinga no pescoço e nas costas, pode causar pele seca e erupções cutâneas se você tiver pele sensível. Então ela inclina a cabeça para baixo ao lavar e condicionar o cabelo.

Reduza a abrasão na pele

Esfregar o corpo com buchas, esponjas ou panos cria fricção que pode remover óleos saudáveis que mantêm a pele úmida. Kirkorian usa apenas as mãos para se lavar, e quando sai do chuveiro seca o corpo pressionando uma toalha suavemente sobre a pele, não esfregando.

Abuse do hidratante

Após o banho, ela passa uma generosa camada de hidratante no corpo. "Quanto mais espesso, melhor", indica. Ela opta por cremes sem perfume e procura produtos que a pele absorva rapidamente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.