Descrição de chapéu The New York Times Viver

Dor pélvica no meio do ciclo menstrual pode ser causada pela ovulação

Médicos ainda não sabem ao certo o que gera o desconforto, que atinge mulheres em intensidades diferentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alisha Haridasani Gupta
The New York Times

Pense naquela pontada misteriosa de um lado de seu na parte baixa do seu ventre que não coincide com sua menstruação. Aquela que volta todos os meses, sempre mais ou menos no meio do seu ciclo menstrual? É provável que seja uma dor ligada à ovulação, conhecida no mundo médico como "mittelschmerz" (que significa "dor no meio" em alemão).

É difícil determinar até que ponto a dor da ovulação é frequente ou comum, isso porque, na maioria dos casos, ela é tão leve que as mulheres não chegam a se queixar, diz Jenna Turocy, professora adjunta de ginecologia e obstetrícia na Universidade Columbia.

Segundo algumas estimativas, é possível que até 40% das mulheres em idade reprodutiva a sintam quase todos os meses. A dor também pode ser difícil de identificar: pode durar alguns minutos ou algumas horas. Às vezes é sentida como uma cólica menstrual leve, mas para algumas mulheres a dor é tão intensa que pode ser confundida com um sintoma de apendicite.

Foto recortada de uma jovem atraente deitada na cama e sofrendo de dores menstruais em casa
Ainda não se sabe ao certo porquê a ovulação pode causar dor - Dragana Gordic/Adobe Stock

A "mittelschmerz" é muito pouco estudada. Apenas um punhado de artigos científicos foram publicados sobre o assunto até hoje. Segundo o ginecologista Daniel Breitkopf, da Clínica Mayo, muitos desses estudos datam do início do século passado ou então são pequenos e enfocaram complicações médicas raras.

"Não se estudou muito o porquê da dor", diz ele. "E muito pouco das pesquisas tem a ver com a experiência cotidiana das mulheres." Ainda não está claro, por exemplo, por que algumas mulheres não sentem dor alguma quando ovulam.

Por que a ovulação pode causar dor?

A ovulação é um processo complexo, afirma Elizabeth Ginsburg, vice-presidente da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva e professora de ginecologia e obstetrícia na Escola de Medicina de Harvard. Um folículo ovariano (uma bolsa no ovário cheia de fluido e que contém um óvulo) cresce tremendamente em questão de dias, passando de menos de quatro milímetros para mais de dez milímetros. Quando o folículo amadurece, o óvulo é expulso através de sua superfície.

"Cada ovulação é essencialmente um cisto rompido", pontua Ginsburg. Ecografias revelam que a ovulação coincide com uma pequena explosão de fluido e às vezes sangue na superfície do ovário, diz Ginsburg. Como a ovulação ocorre em um ou outro dos dois ovários, as mulheres que sentem a dor observam que ela ocorre em lados alternados de um ciclo para o outro.

"A maioria das minhas pacientes têm infertilidade e estão tentando engravidar, de modo que se sentem tranquilizadas quando sentem essa dor", que frequentemente é um indicativo do momento do ciclo menstrual em que elas têm a maior chance de ficarem grávidas, afirma Ginsburg.

Não está claro qual parte exata do processo de ovulação pode provocar dor. Um estudo de 1980 que mediu os níveis hormonais e o tamanho dos folículos constatou que mulheres se queixam de dor antes de o óvulo emergir, o que sugere que a dor pode ser um "evento pré-ovulatório". Uma explicação, indica Ginsburg, é que a expansão do folículo pode provocar cólicas.

Há duas outras explicações potenciais, afirma Aparna Sridhar, ginecologista e obstetra na UCLA Health: o hormônio luteinizante, ou LH, que desencadeia a ruptura do folículo, e as prostaglandinas, substâncias semelhantes a hormônios que desencadeiam contrações musculares (logo, às vezes provocam dor), incluindo em músculos adjacentes como os intestinos. O aumento do nível de LH provoca uma elevação no nível das prostaglandinas, diz ela.

Sridhar destaca que meninas adolescentes que começaram a menstruar há pouco tempo geralmente não sentem dor ovulatória. Isso provavelmente ocorre porque, embora seus folículos se expandam, elas não ovulam nessa fase da vida, logo, não possuem níveis elevados de LH ou prostaglandinas.

O que você pode fazer para controlar a dor?

A dor de ovulação não costuma ser debilitante, aponta Breitkopf. Uma dor forte que não tenha passado depois de 24 hr é sinal de algum problema maior. "Já vi casos em que pessoas procuraram ajuda médica para isso quando a dor chegou ao ponto de ser bastante forte e afetar sua vida", ele diz. "Às vezes é tão forte que elas podem ter que faltar ao trabalho."

Em alguns casos a dor pode ser indicativa de sangramento interno excessivo do folículo rompido, algo que pode pedir uma cirurgia. Mulheres com endometriose ou que já passaram por uma cirurgia prévia que deixou cicatrizes ovarianas tendem a sentir dor mais aguda com a ovulação.

Especialistas dizem que remédios e tratamentos que ajudam com cólicas menstruais, como analgésicos vendidos sem receita médica, também devem ajudar com a maioria dos casos de dor leve de ovulação. "Uma bolsa de água quente também pode ser útil", pontua Turocy.

Para mulheres que não querem engravidar ou para as quais a dor atrapalha suas atividades normais, outra opção é um anticoncepcional hormonal, porque tende a suspender a ovulação por completo, indica Sridhar. "Isso pode facilitar a vida."

Tradução de Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.