Além de causarem dor física, as lesões esportivas podem deixar uma série de desafios emocionais, incluindo depressão, ansiedade e tristeza.
Aqui estão algumas maneiras de encontrar apoio e esperança enquanto você estiver se recuperando.
ACOMPANHE SUA RECUPERAÇÃO
Reconheça que sua recuperação faz parte da sua rotina de treinos. Se você seguia um plano de treinamento ou gostava de registrar seu progresso num diário, mantenha essa prática enquanto se recupera. Dessa forma, você terá um registro de todo o trabalho que tem feito –e estará tratando a reabilitação como algo que faz parte.
BUSQUE SUA COMUNIDADE
Estar com outras pessoas que enfrentaram experiências semelhantes é uma maneira útil de lidar com qualquer forma de dor.
"A comunidade é uma grande parte da recuperação. Mesmo se definirmos uma atividade como a corrida como um esporte muito individual, há uma cultura de corrida muito definida", diz Matthew Sacco, psicólogo clínico de saúde e esportes da Clínica Cleveland.
"Há uma perda do senso de comunidade que vem simplesmente de não estar no mesmo lugar ao mesmo tempo pelas mesmas razões."
SEJA FLEXÍVEL SOBRE A VOLTA
Estar aberto a novas experiências é uma vantagem significativa para aqueles que sofrem lesões, afirma Sacco. A capacidade de repensar sua vida pode levar a uma maior sensação de satisfação.
Colleen Quigley, atleta olímpica de corrida com obstáculos, sofreu lesões nos pés que interromperam seu treinamento. Durante a reabilitação, ela se limitou a esportes de treinamento cruzado, como natação e ciclismo. Em vez de ver sua recuperação como um fardo, ela se empenhou nessas atividades e descobriu que a tornavam uma atleta mais completa.
TER MEDO FAZ PARTE
Se você está de volta à sua linha de partida favorita, é normal se preocupar com a possibilidade de se machucar novamente. A expectativa de dor após uma lesão também pode dificultar a participação nas atividades que você ama.
Embora não haja uma solução rápida para o sentimento, permanecer presente é uma estratégia de enfrentamento útil. E voltar às atividades lentamente também pode ajudar. Tente mirar e completar pequenas metas que não te deixem pensar numa nova lesão.
Tradução Luiz Roberto M. Gonçalves
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.