Descrição de chapéu The New York Times Corpo

O que fazer para suar menos com o aumento da temperatura

Transpiração excessiva pode ser crônica, o que exige tratamento médico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Melinda Wenner Moyer
The New York Times

O calor é associado a piscina, ao sol –e ao suor. À medida que a temperatura aumenta, nossos corpos trabalham duro para nos refrescar.

"Quando sentimos calor, uma parte do nosso cérebro chamada hipotálamo envia sinais aos pequenos nervos da pele para dizer à glândula sudorípara para produzir suor", afirma Whitney Bowe, dermatologista na cidade de Nova York. O líquido então nos resfria quando evapora.

Embora a transpiração seja útil para nos refrescar, poucas pessoas gostam de ter axilas e pés malcheirosos e roupas grudadas nas costas e na virilha. Algumas pessoas suam excessivamente em qualquer época do ano e até sem os gatilhos típicos, como calor e atividade física.

Veja por que alguns de nós sofrem mais com a transpiração e alguns métodos para reduzir o suor crônico.

Algumas pessoas têm tendência crônica à transpiração - Natalia Gorsha/Adobe Stock

Por que algumas pessoas são propensas a transpirar

As pessoas podem suar mais quando têm infecções, tomam medicamentos (como certos antidepressivos) ou passam pela perimenopausa ou menopausa, entre outras causas, diz Bowe.

Outras podem ter uma condição conhecida como hiperidrose. Com esse distúrbio, a transpiração geralmente é espontânea e "não está relacionada a gatilhos como estresse, emoção e exercício, ou gatilhos ambientais como calor", pontua Mark Ferguson, cirurgião torácico que trata de suor excessivo na UChicago Medicine.

Acredita-se que cerca de 5% dos americanos tenham hiperidrose. Não está claro qual é a causa, mas o problema pode ser hereditário. Pessoas com a condição podem suar excessivamente nas axilas, mãos, pés, couro cabeludo ou qualquer combinação dessas partes do corpo, afirma Ferguson. Normalmente, a condição surge na infância ou durante a puberdade.

Para algumas pessoas com hiperidrose, a transpiração pode ser tão intensa que elas precisam trocar de roupa várias vezes por dia. Se suas mãos suarem, elas podem ter problemas para usar telas sensíveis ao toque, mouses de computador e volantes de carros, a menos que usem luvas grossas, pontua Ferguson.

Se seus pés suam, diz ele, "você pode imaginar a rapidez com que elas gastam um par de sapatos, porque estão constantemente molhados e começam a ficar malcheirosos e a desmanchar".

Algumas pessoas suam tanto que isso afeta significativamente suas vidas diárias. "Elas não querem mais sair", diz Ferguson.

O que pode ajudar

Para pessoas que suam muito, Bowe recomenda roupas soltas que absorvem a umidade. Muitas marcas esportivas oferecem camadas e agasalhos de secagem rápida. Também pode ser útil passar algum tempo em espaços bem ventilados e com ar-condicionado, acrescenta Bowe.

Os antitranspirantes também podem reduzir a transpiração, afirma. Esses tratamentos tópicos são normalmente feitos de compostos de alumínio, que "obstruem os poros das glândulas sudoríparas e impedem que o suor saia", diz Lyall Gorenstein, cirurgião torácico e diretor cirúrgico do Centro de Hiperidrose do Centro Médico da Universidade Columbia. (Os desodorantes são diferentes dos antitranspirantes: eles não afetam a produção de suor, mas podem ajudar a reduzir qualquer odor associado.)

Antitranspirantes feitos com até 15% de cloreto de alumínio são vendidos sem receita, mas os médicos também podem prescrever formulações mais fortes, indica Gorenstein. Esses produtos podem ser usados não apenas nas axilas, mas também nas mãos, no rosto e nos pés.

"Se você preferir usar antitranspirante, recomendo aplicá-lo à noite antes de ir para a cama, em vez de pela manhã após o banho", pontua Bowe. "O antitranspirante é mais eficaz quando aplicado na pele seca do que na úmida."

A iontoforese é um tratamento caseiro que também pode reduzir o suor nas mãos, pés e axilas, disse Gorenstein. Depois de mergulhar a pele afetada na água, os pacientes usam um pequeno dispositivo para produzir uma corrente elétrica que bloqueia suas glândulas sudoríparas. O procedimento normalmente deve ser feito três vezes nas primeiras semanas para dar os resultados iniciais e, em seguida, uma vez por semana para mantê-los.

Tratamentos em consultório

Se você topar comparecer a uma série de visitas a consultórios médicos, outro tratamento que pode reduzir o suor nas axilas e nas mãos é a toxina botulínica, que impede que a substância química do cérebro que inicia a transpiração ative as glândulas sudoríparas, disse Gorenstein. Seus efeitos geralmente desaparecem após quatro a seis meses nas axilas e dois a três meses nas mãos, afirma Gorenstein. As pessoas também podem se tornar resistentes aos efeitos do Botox após alguns tratamentos, acrescenta Ferguson.

Um tratamento chamado miraDry também pode ser usado para reduzir o suor, especialmente nas axilas. Depois que os médicos anestesiam a pele com lidocaína, eles usam um dispositivo que aplica calor na área e destrói as glândulas sudoríparas. Frequentemente, os pacientes veem resultados após uma sessão, mas podem ser necessárias duas ou três, indica Bowe.

Uma pequena cirurgia ambulatorial, chamada simpatectomia torácica endoscópica, geralmente é o último recurso, mas pode efetivamente reduzir a transpiração que afeta partes específicas do corpo, especialmente as mãos, afirma Ferguson. Durante a cirurgia, os médicos fazem pequenas incisões sob o braço e depois cortam, pinçam ou extirpam os nervos que estimulam as glândulas sudoríparas.

"É uma terapia muito eficaz –eu diria 99% eficaz na eliminação do incômodo suor das mãos", diz Ferguson. Às vezes, no entanto, as pessoas começar a suar mais em outras partes do corpo, acrescenta.

Poucas pessoas –incluindo médicos de atenção primária– sabem que existem tantas opções de tratamento para transpiração excessiva, afirma Gorenstein. A condição é "subdiagnosticada e subnotificada", diz ele. Mas, felizmente, pode ser controlada.

Tradução Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.