Descrição de chapéu Beleza Todas

Skinmalism preconiza tratar a pele com poucos produtos

Corrente de skincare surge para quem não quer gastar muito tempo nem dinheiro na rotina de beleza

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Gel de limpeza, ácidos, séruns, hidratantes, cremes para olheiras, tônicos. A lista é grande e pode aumentar quando o assunto é skincare. O cuidado com a pele se disseminou e hoje os produtos estão cada vez mais específicos.

Mas não é todo mundo que possui tempo, paciência e condições financeiras para encarar esse ritual de beleza, sendo assim, a corrente skinmalism pode ser a saída. A ideia de "quanto mais melhor" pode cair por terra no que diz respeito ao skincare, é o que dizem especialistas ouvidos pela reportagem.

Mulher negra com roupão branco e toalha branca na cabeça passando creme no rosto
A ideia do skinmalism é usar apenas os produtos que a pele precisa - Unsplash

O skinmalism, como o termo em inglês indica, é o cuidado minimalista com a cútis. É uma tendência que vem ganhando adeptos justamente por conta da redução dessas soluções.

"A quantidade de produtos utilizada dentro de uma rotina de cuidados com a pele não é o fator mais importante para que ela seja eficaz", afirma Karina Soeiro, farmacêutica e consultora em desenvolvimento de dermocosméticos.

Por outro lado, é possível acompanhar nas redes sociais pessoas fazendo várias etapas do processo —inclusive jovens na faixa dos 13 anos cuja pele parece até de porcelana e que, segundo os especialistas, devem passar longe de produtos fortes.

Segundo Soeiro, o skinmalism traz benefícios financeiros, poupa o tempo e pode ser mais seguro. "Utilizando uma quantidade menor desses produtos você diminui a possibilidade de ter uma reação alérgica ou até mesmo a exposição de alguns produtos químicos utilizados na fabricação de cosméticos."

"O volume não é qualidade", afirma Abdo Salomão Jr., dermatologista sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da American Academy of Dermatology (AAD). "Quando se usa muitos produtos, um pode acabar anulando a função do outro. O ideal não é utilizar muitos produtos, o ideal é utilizar os produtos que a pele precisa."

É consenso entre os especialistas que o protetor solar e um agente de limpeza são dois produtos indispensáveis para qualquer pele.

Depois disso, algumas perguntas podem nortear o skincare: a pele é oleosa ou seca? Tem poros abertos ou não? É mais avermelhada? Assim, cada pessoa pode ir atrás de um hidratante e algum agente específico para a necessidade da pele.

A dermatologista Mônica Aribi, da SBD e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, afirma que, além da limpeza e filtro solar, a tonificação também é importante para atender às características de cada pele. Ela diz ainda que montar a própria rotina sem nenhuma orientação médica pode ser custoso. "O indicado é a pessoa procurar um dermatologista, pois às vezes ela gasta muito com skincare e pode não ser beneficiada por eles", diz.

Em caso de manchas, por exemplo, é preciso primeiro estabelecer o que elas são para poder dar início ao melhor tratamento.

Para uma rotina minimalista, Soeiro recomenda a utilização de produtos multifuncionais, ou seja, aqueles que agregam funções dentro da mesma composição. Por isso, na hora de usar protetor solar, o ideal é optar por um que contenha algum ativo, como vitamina C –que tem ação antioxidante e é indicada para pele seca. "Conseguimos aumentar a eficácia do produto, trazer mais benefícios para a pele sem ter de adicionar mais uma etapa ou gastar mais dinheiro com isso", afirma a farmacêutica.

Durante à noite, ela diz que o mínimo a se fazer é higienizar o rosto com um sabonete adequado. "Se você utilizar o sabonete correto, não é necessário a utilização de nenhum outro produto como tônico para normalizar o PH ou intensificar a limpeza", diz Soeiro.

Como montar uma rotina fácil e minimalista de skincare

  1. Dois em um

    Aposte em produtos multifuncionais, que tenham algum ativo presente em sua composição, como por exemplo protetor solar com vitamina C ou niacinamida (que tem ação antienvelhecimento)

  2. Limpa, limpa, limpa

    A limpeza também é importante quando se trata de cuidados com a pele. Com um bom agente, seja em espuma ou gel, ela deve ser feita duas vezes ao dia

  3. Proteção

    O protetor solar é o produto que não pode faltar em nenhuma rotina, benéfico para todos os tipos de pele

  4. Algo a mais

    Identifique o seu tipo de pele para usar um produto mais específico. Ela é oleosa ou seca? Tem manchas? É avermelhada? Tem muita acne? Assim, é possível direcionar o melhor produto sem cair no risco de exagerar.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.