Descrição de chapéu Saúde responde

É possível recuperar uma noite de sono perdida?

Cada pessoa tem necessidades de tempo de sono diferentes

São Paulo

Dormi pouco na noite passada. Eu conseguiria compensar isso dormindo mais tempo hoje? O sono pode ser recuperado?
R.H.

Cada um tem um tempo ideal de sono. Mesmo assim, a maior parte das pessoas costuma idealmente ter que dormir entre 7h e 8h —mas isso não é uma regra.

Casal deitado em uma cama em público. Ação fez parte de um evento promovido pela Mental Health Foundation (fundação pela saúde mental, em tradução livre) em Londres, no Reino Unido. Ação quis demonstrar importância do sono para uma boa saúde mental
Casal deitado em uma cama em público. Ação fez parte de um evento promovido pela Mental Health Foundation (fundação pela saúde mental, em tradução livre) em Londres, no Reino Unido. Ação quis demonstrar importância do sono para uma boa saúde mental - Frank Augstein/Associated Press

A má notícia é que você nunca conseguirá recuperar uma noite de sono perdida.

“É aquilo que as avós falavam: o sono é sagrado. Ele nunca é reposto”, afirma Monica Andersen, professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e diretora do Instituto do Sono.

Andersen conta sobre um experimento —feito há cerca de quatro décadas, mas que hoje, por motivos éticos, não poderia ser realizado— em que um jovem de 17 anos foi privado de sono por 11 noites. Quando foi autorizado a descansar, dormiu por 15h e, nos dois dias seguintes, dormiu só duas horas a mais do que o normal. Poderíamos esperar que o período de sono seria bem maior, diz a especialista.

Mesmo que não seja possível recuperar as horas de sono perdidas, é importante aproveitar os momentos livres, como finais de semana, para descansar um pouco mais. Até mesmo cochilos no almoço podem ajudar.

“Somos uma sociedade que não dorme”, diz Andersen. “Nós queremos uma padaria aberta às 4h. O custo social e econômico para a saúde [como diabetes, aumento da pressão arterial e problemas de memória] dos indivíduos privados de sono é muito alto.”


Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, email saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.