Descrição de chapéu Saúde responde

Qual é a hora certa para comer?

Nutricionistas indicam que as pessoas evitem grandes intervalos de tempo sem comer

Phillippe Watanabe
São Paulo

Lembra da dica da vovó para sempre tomar um café da manhã reforçado? Ela estava certa e isso pode até ajudar na manutenção e perda de peso.

"O café da manhã, ou desjejum, é a principal refeição do dia", afirma Sonia Trecco, nutricionista-chefe do serviço ambulatorial do Hospital das Clínicas da USP.

A importância se dá por ela ocorrer logo após um longo período de jejum —a noite anterior, caso não tenha havido nenhum assalto à geladeira (evite isso).

Visão de cima de um prato com ovo; pessoa usa garfo e faca nesse prato; outra pessoa segura um copo de café; há também mais dois cestos com alimentos e outro copo com café
Café da manhã na Comedoria Gonzales, em Pinheiros - Lucas Terribili/Divulgação

E o hábito de acordar de supetão, trocar de roupa rápido e sair correndo de casa para o trabalho ou para a academia? Também é melhor evitar.

Segundo Trecco, há dois riscos principais associados a pular o café. O primeiro está ligado a possíveis episódios de hipoglicemia, que podem levar até mesmo a desmaios.

Outro perigo é a fome levar a consumir um alimento qualquer na rua —o risco de a escolha não ser saudável é imenso.

A nutricionista afirma que cafés da manhã com leite e seus derivados —pelo menos para quem não tem intolerância—, pão e frutas é o recomendado. "Não pule o café da manhã", reforça Trecco.

E quanto ao horário das outras refeições, existe uma recomendação? "Ao longo do dia nosso metabolismo se torna mais lento", afirma Érika Suiter, coordenadora do serviço de alimentação do Hospital Sírio-Libanês.

Isso indica que grandes refeições à noite, quando o dispêndio energético se aproxima de um mínimo, podem dificultar a manutenção ou a perda de peso, considerando que a energia se tornará reserva.

Trocando em miúdos, o que o metabolismo faz nessas circunstâncias é transformar comida em estoque energético —gordura—, já que a energia ali contida não se faz necessária naquele instante.

Além do café reforçado, as nutricionistas indicam que as pessoas façam refeições fracionadas e evitem grandes intervalos de tempo sem comer: o ideal é se alimentar a cada duas ou três horas. "É melhor dar preferência para carboidratos com fibras —produtos integrais— ou frutas, que contribuem para o funcionamento intestinal", diz Érika Suiter.

Consumir os alimentos devagar e em ambientes tranquilos ajuda a manter uma alimentação saudável, tendo em mente que a digestão começa na boca.

Relembrando:

1. Tome o café da manhã; concentre-se em laticínios, pães e frutas;

2. Coma a cada duas ou três horas;

3. Nada de refeições pesadas no jantar; elas podem causar refluxo

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.