Veja como o coronavírus invadiu hospital de Wuhan e contaminou médicos

No total, 41% das 138 pessoas tratadas contra coronavírus contraiu a doença no próprio estabelecimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

Quarenta funcionários da equipe médica do Hospital Universitário de Zhongnan, na cidade chinesa de Wuhan, foram contaminados com o novo coronavírus em janeiro, segundo um estudo publicado na sexta-feira (7) que confirma a vulnerabilidade dos trabalhadores de saúde ao vírus.

Um paciente que deu entrada no departamento de cirurgia com dor abdominal infectou dez trabalhadores da saúde, segundo este estudo realizado por pesquisadores e médicos de Wuhan e publicado na revista médica americana Jama (Journal of the American Medical Association).

Dezessete pessoas que foram hospitalizadas por outros motivos também se infectaram com o novo coronavírus durante sua estadia no centro de saúde.

No total, 41% dos 138 casos de pessoas tratadas do coronavírus neste hospital entre 1º e 28 de janeiro contraíram a doença no próprio estabelecimento.

O estudo foi publicado horas depois da morte do oftalmologista de Wuhan que foi punido por soar o alerta no fim de dezembro sobre a epidemia emergente. O doutor Li Wenliang, de 34 anos, teria sido infectado por um de seus pacientes.

A notícia da sua morte provocou fortes reações na rede social chinesa Weibo. 

No hospital de Zhongnan, funcionários das unidades de cuidados gerais representava a maioria dos casos de infectados (31 de 40), seguidos dos das unidades de urgência e cuidados intensivos.

Um paciente contaminou outros três que estavam na mesma unidade, onde recebiam tratamento por dor abdominal.

O exemplo do paciente que infectou sozinho dez pessoas é uma amostra dos riscos do hospital na primeira fase da epidemia quando, em média, estima-se atualmente que uma pessoa infectada contamine outras 2,2. 

"Se for verdadeiro, isto confirma que alguns pacientes provavelmente são mais contagiosos que outros, o que cria novas dificuldades para a gestão dos casos", disse o médico Michael Head, da universidade de Southampton, através do The Science Media Center. 

Um alto funcionário provincial da China admitiu na quinta-feira que o pessoal médico carecia de máscaras e macacões para se proteger.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.