Descrição de chapéu Coronavírus

Desde fevereiro, 104 profissionais do Sírio-Libanês foram afastados por coronavírus

Médicos brasileiros relatam desde falta de equipamentos até sobrecarga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde fevereiro, quando foi registrado o primeiro caso de Covid-19 no país, a doença já provocou o afastamento de 104 profissionais do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

O primeiro caso da infecção pelo novo coronavírus Sars-CoV-2 foi confirmado em 26 de fevereiro. Tratava-se de um homem de 61 anos que tinha viajado para a Itália e foi tratado no hospital Albert Einstein.

Não há informações sobre quantos profissionais estão afastados do trabalho no momento no Sírio-Libanês e quais funções as pessoas que foram afastadas exercem.

No domingo, o Painel revelou que ao menos 90 profissionais haviam sido afastados e que os testes para coronavírus são feitos com frequência no hospital para segurança de funcionários e pacientes.

Procurado, o Hospital Sírio-Libanês afirmou que não iria se pronunciar sobre o assunto neste momento.

A contaminação de profissionais de saúde é uma das preocupações na pandemia do novo coronavírus. Nos países que foram mais afetados pela doença, são comuns os relatos de dificuldade de atendimento não só pelo grande número de doente e pela falta de respiradores para todos, como também por sofrer baixas na linha de frente do enfrentamento ao vírus. ​

Enquanto isso, em todo o Brasil, já há documentação que aponta falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). A AMB (Associação Médica Brasileira) registrou mais de 2.500 denúncias sobre o tema. O estado de São Paulo lidera a lista de denúncias, com 855, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

De acordo com as acusações, faltam desde máscaras até álcool gel nos estabelecimentos de saúde. Cerca de 88% das reclamações falam sobre falta de máscaras N95, 72% sobre óculos e 65% sobre capotes impermeáveis (para proteção do corpo). Há ainda 27% citando falta de luvas.

O CFM (Conselho Federal de Medicina) também criou uma plataforma para recolher denúncias de falhas e falta de material. A denúncia pode ser feita através do site https://sistemas.cfm.org.br/fiscalizacaocovid/.

Além da falta de equipamentos de proteção, os profissionais de saúde também têm relatado medo e apreensão. Um dos receios é levar o vírus para casa. A outra preocupação é quanto às possíveis mortes relacionada à sobrecarga do sistema de saúde. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.