Descrição de chapéu Coronavírus

EUA realizam primeiro teste em humanos da vacina contra o coronavírus

Estudo utilizará 45 voluntários saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

O primeiro teste em humanos para avaliar uma vacina contra o coronavírus teve início em Seattle, informaram as autoridades de saúde dos Estados Unidos nesta segunda-feira (16).

"O teste em estudo aberto incluirá 45 voluntários adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos, durante aproximadamente seis semanas", afirmou o Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH) em comunicado.

"O primeiro participante recebeu a vacina experimental hoje."

A Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi) também direcionou fundos para a implementação da vacina.

"Encontrar uma vacina segura e eficaz para prevenir a infecção de Sars-CoV-2 é uma prioridade para a saúde pública", disse Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas.

"Essa primeira fase do estudo, lançada em tempo recorde, é um passo importante para alcançar esse objetivo", acrescentou.

Os coronavírus são esféricos e têm picos que se sobressaem em sua superfície, o que lhes dá a forma de uma coroa. As pontas se aderem às células humanas, permitindo que o vírus entre.

Cientistas brasileiros também estão trabalhando para desenvolver uma vacina contra o vírus. O grupo de pesquisadores do Incor (Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo espera poder testá-la em animais em alguns meses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.