Descrição de chapéu Coronavírus

Governo de São Paulo deve distribuir 120 mil testes rápidos a municípios

Prioridade dos testes serão os profissionais de saúde e de segurança pública afastados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo do estado de São Paulo recebeu do Ministério da Saúde 120 mil testes rápidos que serão distribuídos para todos os municípios de acordo com sua população.

O público-alvo para os novos testes serão os profissionais de saúde e de segurança pública afastados com sintomas de síndrome gripal e idosos em instituições, segundo Paulo Menezes, coordenador do Controle de Doenças de São Paulo. Ele diz que a logística de distribuição desses testes será definida em conjunto com as Secretarias de Saúde dos municípios.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, José Henrique Hermann, o boletim semanal de exames realizados no estado é de 9.400. O número representa uma queda de 44% do contingente de mais de 17 mil exames que estava represados no Instituto Adolfo Lutz (IAL) desde a semana passada.

As amostras são recebidas pela Plataforma para Diagnóstico do Coronavírus, coordenada pelo Instituto Butantan.

Dessas 9.400 amostras, 4.000 já foram processadas e estão em fase final de laudo; outras 5.500 foram realizadas nos últimos três dias.

A taxa de positividade se mantém em torno de 10%, segundo Menezes. A expectativa é de zerar esses 9.000 exames excedentes em duas semanas.

O objetivo do governo é de processamento de até 8.000 exames por dia. Atualmente, a capacidade de processamento é de 1.400 testes por dia.

Os testes rápidos ou sorológicos buscam anticorpos no sangue de pessoas que já tiveram contato com o novo coronavírus. Sua acurácia não é tão alta como a dos testes PCR. O Ministério da Saúde já afirmou que os testes rápidos “têm alta eficiência para testagem de casos positivos, embora apresentem limitações.”

“Os testes atendem à necessidade do Brasil, que é detectar profissionais da área de saúde e de segurança pública que estejam positivos para infecção por coronavírus, auxiliando no diagnóstico clínico”, disse a pasta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.