Descrição de chapéu Coronavírus

Cidades de SP e PB identificaram aplicação de vacinas vencidas e revacinaram população

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo disse que já identificou as 968 pessoas que foram imunizadas com vacinas supostamente vencidas e fará a checagem dos dados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta sexta-feira (2), a Folha mostrou que registros oficiais do Ministério da Saúde indicam que milhares no Brasil tomaram vacina da AstraZeneca vencida, mas algumas cidades já haviam identificado o erro e tomado providências.

Em abril, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Dracena, no interior de São Paulo, informou que 80 pessoas foram vacinadas nos dias 14 e 15 de abril com doses fora do prazo de validade. À época, a prefeitura tomou providências e revacinou as pessoas com o mesmo imunizante.

No interior da Paraíba, a cidade de Alagoa Grande também admitiu ter aplicado 72 doses da vacina AstraZeneca fora do prazo de validade. O caso ocorreu em maio e a revacinação começou há uma semana, após orientação do Ministério da Saúde.

Em nota oficial, a Secretaria de Saúde da Paraíba informou que os municípios devem avaliar se ocorreu erro de registro ou se não aplicou a dose em tempo oportuno. De acordo com o governo estadual, apenas Alagoa Grande informou o problema.

Outras prefeituras, no entanto, negaram terem aplicado doses vencidas contra a Covid-19, como Maringá, a campeã no uso de vacinas vencidas segundo os registros oficiais. O secretário de Saúde da cidade, Marcelo Puzzi, afirmou que houve um erro no lançamento do Sistema Conect SUS, que estaria diferente do dia da aplicação das doses. O uso de imunizantes fora da data de validade compromete sua proteção contra o coronavírus.

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo informou em nota que já identificou as 968 pessoas que foram imunizadas com vacinas supostamente vencidas. A relação foi enviada às respectivas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e, a partir de segunda-feira (5), será iniciado o contato para a realização da checagem final entre a informação cadastrada no sistema e o momento da aplicação. ​

Em nota publicada em rede social, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio afirmou que, após verificar os dados de todos os 756 casos de vacinação com suspeita de aplicação de doses fora da validade, constatou que nenhuma de suas unidades aplicou doses vencidas.

A pasta disse que já contatou 741 pacientes e em nenhum desses casos houve aplicação de dose fora da data de validade do imunizante. "Os registros desses casos continham erros no sistema e a grande maioria já foi corrigida. Os demais estão em processo de ajuste. Os outros 15 registros seguem em investigação, pois não houve sucesso nas tentativas de contato com os usuários, mas não há qualquer indício de que houve aplicação com doses vencidas nestes casos."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.