Descrição de chapéu Coronavírus

Após checagem, prefeitura de SP diz que doses da vacina AstraZeneca foram aplicadas dentro do prazo

Houve atraso no cadastro, afirma Secretaria de Saúde após rastrear imunizados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo afirmou nesta quarta-feira (14) que foram aplicadas dentro do prazo as 968 doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 que constavam como vencidas nos registros do Ministério da Saúde, como apontou a Folha no início de julho.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Saúde diz que as pessoas que receberam as doses citadas na reportagem foram procuradas e chegou-se à conclusão de que os imunizantes foram aplicados dentro do prazo. "O resultado do rastreamento evidenciou apenas que ocorreu um atraso no cadastramento, não resultando na aplicação de vacinas vencidas."

De acordo com a secretaria, a relação das 968 pessoas foi repassada às respectivas unidades básicas de saúde (UBSs), para que fizessem a checagem entre a informação cadastrada no sistema oficial e a registrada no cartão de vacinação.

Somente após o término desse procedimento de busca ativa das pessoas e conferência dos registros é que a capital paulista pôde descartar o erro vacinal.

Em outras cidades, porém, o erro se confirmou. Foi o caso de Santos, no litoral paulista. Após a prefeitura ser procurada pela Folha para esclarecer inconsistências identificadas pela reportagem, a municipalidade reconheceu a aplicação de doses vencidas.

Segundo dados divulgados nesta terça (13), 432 pessoas que tomaram vacinas vencidas contra a Covid-19 precisaram receber nova dose do imunizante em Santos.

O número, informado pelo Instituto Social Alemão Oswaldo Cruz (organização social responsável pela administração do Complexo Hospitalar dos Estivadores, do Hospital de Campanha Vitória e do Ambulatório Médico de Especialidades Dr. Nelson Teixeira), já supera as 358 aplicações encontradas pela reportagem da Folha.

​A cidade de Nilópolis, na Baixada Fluminense, revacinou ao menos 187 pessoas que haviam recebido doses vencidas da AstraZeneca. A secretaria municipal investiga 727 casos suspeitos após a reportagem da Folha.

No Acre, a prefeitura de Xapuri colocou sob monitoramento 51 moradores da cidade que receberam doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, também após a reportagem.

Antes da publicação da reportagem da Folha, ao menos quatro cidades já haviam identificado a irregularidades e tomado providências. A prefeitura de Jaboticabal, no interior de São Paulo, identificou, no fim de abril, a aplicação de nove doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca após o prazo de validade.

Em Águas de Lindóia (SP), a prefeitura informou que 22 pessoas receberam vacina da AstraZeneca em 30 de março, um dia após o prazo de validade.

Em abril, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Dracena, no interior de São Paulo, informou que 80 pessoas foram vacinadas nos dias 14 e 15 de abril com doses fora do prazo de validade. À época, a prefeitura tomou providências e revacinou as pessoas com o mesmo imunizante.

No interior da Paraíba, a cidade de Alagoa Grande também admitiu ter aplicado 72 doses da vacina AstraZeneca fora do prazo de validade. O caso ocorreu em maio e a revacinação começou no fim de junho, após orientação do Ministério da Saúde.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.