Descrição de chapéu Coronavírus

Oito em cada dez internados com Covid no Emilio Ribas, em SP, não têm vacinação completa

Dos 50 internados na enfermaria ou na UTI, 38 não completaram esquema de imunização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dados divulgados pela Secretaria da Saúde de São Paulo neste sábado (15) indicam que 8 em cada 10 pacientes internados com Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital paulista, não tomaram a vacina contra a doença ou não estavam totalmente imunizados.

De acordo com a pasta, esses dados incluem pacientes internados em enfermarias ou UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) do instituto, com suspeita ou confirmação para a contaminação pelo coronavírus.

O Emílio Ribas é referência no tratamento da Covid. Em números absolutos, das 50 pessoas internadas atualmente no local, 38 (76%) não completaram o esquema vacinal. "A unidade possui hoje 145 leitos de UTI e enfermaria disponíveis para atendimento de casos da Covid-19 e outras patologias", diz o governo paulista.

Fachada do hospital Emílio Ribas, em São Paulo, referência no tratamento da Covid-19 - Rivaldo Gomes/Folhapress

Em nota, a Secretaria da Saúde reforçou a importância da vacinação e de "os faltosos retornarem aos postos para tomar a segunda dose, completando o esquema vacinal". "Também é fundamental que, após quatro meses de intervalo das duas doses ou dose única, o público tome a dose de reforço", diz.

O país tem vivido um crescimento de casos de Covid-19 em razão da proliferação da variante ômicron. Nesta sexta-feira (14), o Brasil registrou 110.037 casos de Covid, terceiro maior valor já registrado em toda a pandemia.

Também foram registradas 238 mortes por Covid em 24 horas. Com os dados dessa sexta, o país chega a 620.847 vidas perdidas e a 22.925.864 pessoas infectadas desde o início da pandemia.

O Brasil já tem 78,1% da população com a 1ª dose e 68,10% com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen. Considerando somente a população adulta, os valores são, respectivamente, de 99,86% e 89,63%​​.

Na quarta-feira (10), o estado de São Paulo foi o primeiro estado a ultrapassar a marca de 90% dos adultos com esquema vacinal completo, segundo o governo paulista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.