Descrição de chapéu Coronavírus

Prefeitura de SP só tem teste de Covid para 15 dias

Gestão Ricardo Nunes (MDB) diz que há dificuldade para encontrar kits de diagnóstico no mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo tem testes de Covid-19 para apenas mais 15 dias, período em que a Secretaria Municipal da Saúde espera a chegada de novos lotes.

No fim de semana, a pasta anunciou que passou a limitar a testagem a grupos de risco, como gestantes, puérperas, moradores de rua e profissionais da saúde. Outro pré-requisito é ter ao menos dois sintomas gripais.

"Precisamos testar os sintomáticos porque eles precisam de tratamento logo", afirmou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, durante cerimônia que marcou o início da vacinação de crianças nesta segunda-feira (17), em um hospital da zona sul de São Paulo.

enfermeira teste homem para covid com swab nasal
Testagem de Covid na UBS Humaitá, na Bela Vista (região central de SP) - Zanone Fraissat - 5.jan.2021/Folhapress

O prefeito Ricardo Nunes (MDB), que estava no evento, afirmou que a administração municipal está com dificuldade para encontrar kits no mercado.

A Folha mostrou que metade dos laboratórios particulares tem testes para apenas mais sete dias.

Aparecido lembrou que o período de férias na indústria farmacêutica coincidiu com a explosão de pacientes infectados com a variante ômicron do novo coronavírus.

Para tentar amenizar a ameaça da falta de testes, a prefeitura autorizou as organizações sociais que administram unidades de saúde a importarem testes de Covid. "É mais ou menos o que fizemos com os kits de intubação no ano passado", afirmou o secretário.

A prefeitura espera que o fim do estoque atual coincida com a chegada de novos, que foram comprados. A secretaria não informou quantos testes tem o estoque atual.

No início de janeiro, a prefeitura anunciou que todos os pacientes com sintoma respiratório que chegassem às unidades básicas de saúde seriam testados contra Covid e gripe. Nunes admitiu, porém, que precisou restringir a grupo de riscos pela alta demanda. Na época, foram anunciados 300 mil kits de testes.

"Se confirmarmos a média móvel dos últimos 15 dias que mostre um processo de estabilidade na transmissão na transmissão da ômicron, vamos precisar de uma quantidade menor de teste", afirmou Aparecido.

Segundo ele, a média móvel da última semana estava em 5.881 casos. No fim de semana foram 3.000, mas há subnotificação e atrasos. "Por isso precisamos esperar mais um dia para confirmar se há estabilidade na transmissão."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.