Descrição de chapéu The New York Times tiktok

Por que a saúde intestinal está ganhando espaço no TikTok?

A obsessão online é apenas um exemplo de conteúdo autotransformacional, e falar do intestino também promove uma intimidade inerente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dani Blum
The New York Times

A cada poucos meses, regularmente, o TikTok é inundado por centenas de vídeos prometendo dicas e truques para "resolver" seu intestino. Em março, influencers postaram fotos de suco de aloe vera: "Meu sistema digestivo, quer dizer minha saúde intestinal? Nunca esteve melhor", derramou-se uma delas em um vídeo que recebeu 1 milhão de likes e que a mostra segurando uma garrafinha roxa da bebida.

Outra, "oliveoilqueen" (rainha do azeite), em vídeo visto mais de 3,5 milhões de vezes, defendeu o hábito de beber azeite diariamente, dizendo que isso limpou sua pele, reduziu suas cólicas menstruais e eliminou seu inchaço frequente. Vídeos com o tag #guttok já receberam quase 400 milhões de hits. Estão lotados de sugestões sobre suco de pepino e gengibre, maçãs fervidas, tomar caldo de ossos pela manhã e sopas cremosas de batata-doce à noite.

Segundo gastroenterologistas, não há dados científicos que comprovem se alguma dessas supostas soluções de fato beneficia as funções digestivas. Algumas substâncias que alegadamente promovem a saúde intestinal, como o óleo de coco, possuem teor gorduroso alto que pode deixar as fezes mais soltas e irritar o estômago, disse a nutricionista Beth Czerwony, do Centro de Nutrição Humana da Clínica Cleveland.

Um copo de vidro com um chá amarelado dentro
Kombucha pode auxiliar no ajuste do trato intestinal - Personare

Outras, como o suco de aloe vera, podem provocar diarreia em algumas pessoas. E, como a Food and Drug Administration (FDA –agência americana que regulamenta alimentos e medicamentos) de modo geral não regulamenta suplementos alimentares, os gastroenterologistas relutam em recomendar esses pós, pílulas e produtos promovidos por influenciadores.

"Se alguém anuncia ter encontrado alguma coisa que vai revolucionar a saúde intestinal imediatamente, é bom encarar com ceticismo", recomendou Justin Sonnenburg, professor de microbiologia e imunologia na Universidade Stanford. Seus estudos apontam, em vez disso, para o valor de hábitos de longo prazo que podem beneficiar o intestino. São hábitos que raramente viralizam ou chegam a repercutir nas redes sociais.

Como a saúde intestinal virou assunto nas redes sociais

A obsessão online com a saúde intestinal é apenas um exemplo de conteúdo autotransformacional, disse Stephanie Alice Baker, professora sênior de sociologia na City, University of London, que estuda a cultura do wellness online.

"O que vemos é uma tendência à autootimização." Os vídeos mais populares tagueados com #guttok (Intestino Tok) tendem a incluir fotos de "antes" e "depois", mostrando abdomes inchados revelados por um top curtinho que viram barriguinhas tonificadas nas imagens de "depois". Numa cultura que às vezes rejeita menções a dietas ou perda de peso, disse ela, apresentar essas mudanças corporais no contexto de um tópico como saúde intestinal pode ser mais palatável ao público de um influencer.

E, disse Baker, falar do intestino também promove uma intimidade inerente. A autenticidade é algo que atrai audiência, e seria difícil falar de algo mais pessoal que o funcionamento intestinal.

"É a isso que as pessoas se referem quando falam em saúde intestinal", disse a gastroenterologista Rabia de Latour, da NYU Langone Health. "Querem dar um nome bonitinho à coisa, mas na realidade estão falando de fazer cocô."

Como saber se sua saúde intestinal não é boa?

As evidências sugerem que condições de saúde ligadas ao intestino, especialmente a síndrome do cólon irritável (SCI), vêm aumentando nas últimas décadas, disse Sonnenburg, algo que ele atribui ao aumento do consumo de alimentos processados e embalados. Um levantamento global publicado em 2021 de mais de 73 mil adultos em 33 países constatou que mais de 40% dos entrevistados sofriam de problemas gastrintestinais, como SCI ou prisão de ventre.

Dor abdominal crônica e inexplicada, prisão de ventre e diarreia são todos sinais de saúde intestinal fraca, disseram especialistas. As pessoas com intestinos em mau estado também podem sentir-se letárgicas, com pouca energia.

Latour recomenda que se você estiver preocupada com seu intestino, preste atenção à consistência de suas fezes; o ideal é que sejam macias, lisas e com formato de linguiça. A Tabela Fecal Bristol, uma classificação médica que agrupa as fezes em sete grupos, pode ajudar a determinar se suas fezes estão saudáveis.

A saúde intestinal pode ter consequências de longo prazo para a saúde, disseram médicos. O intestino está ligado à saúde do coração e do sistema imunológico, e pesquisas emergentes estão examinando os vínculos entre flora intestinal e desordens neurológicas como a doença de Parkinson, disse a professora assistente Reezwana Chowdhury, da Johns Hopkins Medicine.

Para ela, problemas com o intestino podem ser indicativos de um problema de saúde maior, e pessoas que apresentam sintomas gastrintestinais como dor abdominal ou diarreia crônica devem consultar um médico.

O que você pode fazer para melhorar sua saúde intestinal?

Coma mais fibra. Dois tipos de fibra podem beneficiar o intestino: as solúveis —as fibras viscosas contidas em alimentos como aveia e cascas de maçã— e as insolúveis, que atuam como laxantes, ajudando a empurrar o alimento pelo sistema digestivo. Nozes, castanhas, grãos integrais, feijões e leguminosas podem ser boas fontes de fibras insolúveis, disse Czerwony. Mas tome cuidado —não introduza grande quantidade de fibras em sua alimentação muito rapidamente. Para os especialistas, o melhor é adotar quaisquer mudanças alimentares de modo gradativo, ao longo de várias semanas.

Limite sua ingestão de alimentos processados. Sonnenburg explicou que os emulsificantes que estabilizam os alimentos embalados podem erodir a barreira mucosa intestinal, e os adoçantes artificiais presentes em muitos produtos processados podem promover a multiplicação de micróbios intestinais nocivos. As bactérias intestinais podem rapidamente converter açúcares simples e amidos em gás, provocando inchaço. Isso significa que os fast foods e os processados —produtos que Sonnenberg define como incluindo ingredientes "que nossas avós não reconheceriam como sendo comida", como aditivos químicos— podem contribuir para enfraquecer a saúde intestinal. Mas, segundo ele, o microbioma intestinal é bastante resiliente. Um sorvete ou lanche processado ocasional não vai devastar sua saúde intestinal.

Opte por alimentos fermentados. Sonnenburg publicou um estudo em agosto mostrando que alimentos fermentados, como iogurte, kimchi, kefir, chucrute e kombucha promovem maior diversidade das bactérias intestinais. Suas pesquisas mostraram que pessoas que consomem seis porções diárias de alimentos processados auferem esses benefícios. Seria o equivalente a consumir um copo de iogurte, uma garrafinha de 450 ml de kombucha e uma xícara de kimchi por dia. Pesquisas anteriores vincularam altos níveis de diversidade do microbioma intestinal a índices menores de obesidade, diabetes e outros problemas de saúde.

Reduza seus níveis de estresse. Há uma ligação forte entre o intestino e o cérebro, segundo Czerwony. "Se você está estressado e não está dormindo bem, pode apresentar sintomas gastrintestinais e pensar que isso se deve à sua alimentação. Mas pode estar ligado a seu estilo de vida", ela disse. Níveis adequados de sono, hidratação e exercício físico também influem sobre a saúde intestinal. Mesmo um pouco de atividade física já pode beneficiar a digestão. "Se estiver se sentindo letárgico e inchado, faça uma caminhada", recomendou a nutricionista.

Tradução de Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.