Descrição de chapéu Coronavírus

Casos positivos de Covid na rede privada chegam a 24,1% na segunda quinzena de maio

Crescimento vem sendo notado nas últimas quatro semanas, segundo associação médica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A taxa de exames para Covid com resultado positivo na primeira quinzena de maio praticamente dobrou, segundo levantamento feito pela Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), que contabiliza as análises realizadas nos laboratórios ligados à entidade.

Na semana do dia 25 de abril a 1º de maio, a taxa de positividade, isto é, o índice de exames com resultado positivo para Sars-CoV-2 era de 12,9%.

Na semana seguinte, que se encerrou no dia 8 de maio, subiu para 17,1%.

E na de 9 a 15 de maio, a última analisada pela associação, passou para 24,1%. Isso significa que, a cada quatro testes nos laboratórios associados, um é positivo para o coronavírus.

Mulher é submetida a teste de Covid no Rio de Janeiro - Lucas Landau 12.jan.22/Reuters

Segundo Milva Pagano, diretor-executiva da Abramed, o aumento da positividade e dos testes realizados na última semana pode ser reflexo do aumento da procura.

"Segundo dados do setor, a demanda por testes e a positividade vêm crescendo desde março. O número de casos notificados como positivo está aumentando não só em números absolutos, mas também proporcionalmente, devido à disseminação da subvariante BA.2, que tem uma maior capacidade de escapar parcialmente da resposta imune gerada por vacinas em comparação às anteriores", disse ela.

O aumento, de acordo com os especialistas, pode indicar uma nova tendência de subida de casos no país, embora ainda seja muito cedo para falar em um recrudescimento da Covid.

A taxa de positividade teve o seu pico no país no final de janeiro, quando chegou a 60%. Naquela época, o Brasil estava vivendo uma onda causada pela variante ômicron do coronavírus. No mesmo período foram registrados recordes de mais de 280 mil casos por dia.

Segundo divulgação da associação nesta terça (17), houve também um aumento de testes realizados na última semana em relação à semana anterior, de cerca de 40%. O número exato, porém, ainda não foi notificado.

Nas duas semanas anteriores, o aumento verificado foi de 8,4%, entre as semanas do dia 2 e 8 de maio, e de 26%, na semana dos dias 25 de abril a 1º de maio, em relação aos sete dias anteriores.

A Abramed foi fundada em 2010 e reúne alguns dos principais laboratórios de diagnóstico no país, com atuação em diversos estados.

Os dados são referentes aos exames que buscam o vírus ativamente no organismo e, portanto, indicam uma infecção em curso, e não àqueles que procuram por anticorpos específicos contra o coronavírus no sangue e podem indicar uma infecção passada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.