Descrição de chapéu Coronavírus

Cidade de São Paulo pede antecipação de 4ª dose contra Covid para público acima de 35

Secretaria afirma ter enviado ofício ao Ministério da Saúde com solicitação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo disse nesta terça-feira (5) ter enviado um ofício ao Ministério da Saúde pedindo a inclusão de pessoas a partir de 35 anos no calendário de aplicação quarta dose de vacina contra a Covid-19.

A aplicação da segunda dose de reforço em quem tem a partir de 40 anos já é realizada desde o último dia 27 nos municípios paulistas, inclusive, na capital.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a cidade dispõe de vacinas para começar a imunização do novo público, estimado em 1 milhão de pessoas.

Questionado sobre o pedido da capital paulista, o Ministério da Saúde não respondeu até a publicação desta reportagem.

Vacina contra a Covid é preparada em posto na cidade de São Paulo - Danilo Verpa - 23.mar.22/Folhapress

Alguns governos já anteciparam. No Distrito Federal, por exemplo, quem tem a partir de 35 anos pode tomar a quarta dose desde a última sexta (1º). Lá, há cerca de 270 mil pessoas na faixa de 35 a 39 anos que podem ser imunizadas.

A Prefeitura de Vitória, no Espírito Santo, tem aberto vagas para quarta dose para quem tem a partir de 30 anos. A de Manaus liberou, na semana passada, o reforço para todos os adultos.

Em todo o país, profissionais da saúde a partir de 18 anos já podem receber a segunda dose de reforço desde o mês passado.

Já a terceira dose de reforço (equivalente à quinta dose) está sendo aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão com 50 anos ou mais. São pacientes em tratamento contra o câncer, transplantados, pacientes que fazem hemodiálise e soropositivos para HIV, por exemplo.

Segundo números da prefeitura paulistana, até esta segunda-feira (4), cerca de 2,2 milhões de pessoas haviam recebido a quarta dose, ou seja, 56,8% do público estimado, de aproximadamente 4 milhões de pacientes.

Ainda conforme a pasta, 7,7 milhões de doses foram aplicadas como primeiro reforço, equivalente a 81,3% de cobertura vacinal. Atualmente, todas as pessoas a partir de 18 anos podem tomar esta terceira dose.

Segundo o governo federal, podem ser usadas vacinas Pfizer, Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose aplicada anteriormente.

​Conforme a pasta municipal, cerca de 627 mil pessoas não apareceram para receber a segunda dose contra a Covid-19 na capital.

Ao todo, mais de 33,4 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas na capital desde janeiro do ano passado, quando começou a campanha de vacinação.

Nos municípios paulistas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, quase 117 milhões de doses foram aplicadas.

Boletim divulgado no fim da tarde desta terça pela prefeitura aponta que a rede municipal de saúde tem 309 pacientes internados com Covid-19, sendo que 119 em unidades de terapia intensiva.

No último dia 28, a rede tinha 381 internados (sendo 234 em UTIs). Ou seja, a queda no número de pacientes internados em uma semana foi de 19%. No caso das unidades de terapia intensiva, a redução foi de 49% no mesmo período.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.