São Paulo identifica primeiros casos da subvariante ômicron BQ.1 do coronavírus

Após causar aumento de casos na Europa e nos EUA, sublinhagem já foi confirmada no Amazonas, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou na noite desta segunda-feira (7) os dois primeiros casos da nova subvariante ômicron BQ. 1.1 na capital paulista.

A sublinhagem está associada ao aumento recente de casos de Covid-19 na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, as primeiras ocorrências foram confirmadas no Amazonas, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

A confirmação da variante foi feita pela Fiocruz por meio de sequenciamento genético. Os casos agora estão sob investigação epidemiológica das vigilâncias municipal e estadual.

Mulher coloca flores no memorial criado na avenida Paulista, em São Paulo, em homenagem às vítimas da Covid-19
Mulher coloca flores no memorial criado na avenida Paulista, em São Paulo, em homenagem às vítimas da Covid-19 - Mariana Greif - 23.out.22/Reuters

"A Vigilância estadual, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), monitora, acompanha e auxilia nas investigações em tempo real de todas as Variante de Preocupação, tais como delta, alpha, beta, gamma e a ômicron. As medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus: higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel); e a vacinação contra a Covid", diz a secretaria em nota à Folha.

Segundo Alberto Chebabo, presidente da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), a nova subvariante consegue fugir dos anticorpos, "tanto produzidos por quem se vacinou quanto pela infecção natural, o que aumenta a capacidade dela de causar infecção", o que aumenta a importância do esquema vacinal completo, com as doses de reforço.

"O esquema com duas doses não é suficiente para proteger completamente contra essas novas subvariantes exatamente por esse escape imune, pelas mutações que elas têm", reforça Chebabo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.