Descrição de chapéu Projeto Saúde Pública

População com mais de 50 anos corre para UBS no 1º dia após liberação de reforço em SP

Apesar de ser liberada para pessoas acima de 18 anos, em São Paulo, a vacinação será escalonada por falta de doses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O público com mais de 50 anos aproveitou esta quarta-feira (26) para ir logo cedo às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) se vacinar contra a Covid-19, no primeiro dia do reforço com a Pfizer bivalente liberado para esse público.

O Ministério da Saúde liberou a vacinação para toda essa faixa etária a população na seguna (24). cada estado e município, porém, tem liberdade para definir quais grupos podem receber as doses por enquanto.

Devido à falta de doses, a Prefeitura de São Paulo anunciou na terça (25) que imunização estava liberada apenas para o público com mais de 50 anos. Outras capitais, como o Rio de Janeiro, já autorizaram a vacinação de toda a população com mais de 18 anos.

Primeiro dia de vacinação bivalente para maiores de 50 anos de idade em São Paulo; César Lee, 51, diz que quem não se vacina é "sem noção" - Marlene Bergamo/Folhapress

Ana Cristina Martins, 57, foi uma das que fez questão de ir logo cedo à UBS Bom Retiro, na região central.

"A vacina é uma garantia para a pessoa, a vacina está em primeiro lugar. Não estou 100% imune à Covid, mas estou imunizada. É uma questão de responsabilidade de cada ser humano. A gente precisa pensar na gente e pensar no conjunto da população. A gente deve fazer a campanha para o próximo", disse.

César Lee, 51, criticou pessoas que podem se vacinar, mas não receberam as doses. "A prevenção é importante para evitar problemas, ficar internado em hospital, e não afetar ninguém".

O agente de segurança Edvaldo João, 59, é um das pessoas que não abrem mão da vacina.

"O único recurso que tem para evitar um problema mais grave é a vacina. Minha esposa pegou. É enfermeira e não estava com a vacinação completa. Não precisou internar, mas não ficou muito bem não. Depois correu e tomou o reforço", afirmou.

A gestão Ricardo Nunes (MDB) afirma que recebeu 161 mil doses adicionais para ampliar a imunização na cidade.

"Nossa rede está estruturada para vacinar toda a população com a dose da Pfizer bivalente, temos 470 UBSs preparadas para realizar a imunização. Como são mais de 9 milhões de pessoas acima de 18 anos na capital, vamos ampliar a vacinação conforme o recebimento de novos lotes", disse o secretário da Saúde paulistano, Luiz Carlos Zamarco.

O Governo de São Paulo anunciou que começará, também nesta quarta-feira, a distribuir 600 mil doses da vacina bivalente contra a Covid-19 para os 645 municípios do estado. A quantidade é insuficiente para atender o público-alvo de 23 milhões de pessoas em todo o estado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.