Austrália proibirá vape recreativo em batalha para reprimir cigarro eletrônico

O governo pretende proibir todos os vapes descartáveis, que geralmente vêm em sabores frutados, proibir a importação de vapes sem receita e limitar os níveis de nicotina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Renju Jose
Sidney (Austrália) | Reuters

A Austrália anunciou nesta terça-feira (2) que vai proibir o vape recreativo e apertar outros aspectos das leis do cigarro eletrônico na maior repressão à indústria do tabaco em mais de uma década. O objetivo é impedir um aumento alarmante do uso desses produtos entre adolescentes.

O governo pretende proibir todos os vapes descartáveis, que geralmente vêm em sabores frutados, proibir a importação de vapes sem receita e limitar os níveis de nicotina, com o objetivo de limitar a venda de vapes a ajudar os fumantes a parar.

Austrália investe em controle do uso de cigarros eletrônicos por adolescentes - Eduardo Knapp - 09.ago.2017/Folhapress

"Assim como fizeram com o fumo, a Big Tobacco pegou outro produto viciante, embrulhou-o em uma embalagem brilhante e adicionou sabores para criar uma nova geração de viciados em nicotina", disse o ministro da Saúde, Mark Butler, em discurso no National Press Club.

Vaping, amplamente visto como uma alternativa mais segura para fumar cigarros e útil para ajudar os fumantes a parar, envolve aquecer um líquido que contém nicotina no que é chamado de cigarro eletrônico e transformá-lo em um vapor que os usuários inalam.

Mas estudos mostraram o potencial de danos a longo prazo dos cigarros eletrônicos viciantes.

De acordo com as novas regras, os vapes serão vendidos apenas em farmácias e exigirão embalagens do tipo "farmacêutico". Vapes descartáveis populares entre os jovens também serão banidos.

Embora seja necessária uma receita para comprar vaporizadores de nicotina na Austrália, a fiscalização frouxa nas fronteiras e um mercado ilegal próspero significam que eles estão prontamente disponíveis em lojas de conveniência e outros pontos de venda.

O principal fabricante de vaporizadores Philip Morris (PM.N) deu as boas-vindas à repressão a essas lojas.

"Os produtos vaping de nicotina vendidos em lojas de esquina sempre foram ilegais", disse um porta-voz da empresa.

"Há vários anos pedimos a fiscalização contra esses produtos ilegais e esperamos que isso aconteça agora".

Butler disse que o vaping se tornou um produto recreativo na Austrália, vendido principalmente para adolescentes e jovens, que têm três vezes mais chances de começar a fumar.

"Este é um produto voltado para nossas crianças, vendido junto com pirulitos e barras de chocolate", disse Butler. "Vaping agora se tornou o problema comportamental número um nas escolas de ensino médio. E está se espalhando também nas escolas primárias."

DIFÍCIL PARA FUMAR

Os médicos apoiaram a repressão ao vaping, mas instaram o governo a fazer mais para limitar o número de jovens que o utilizam.

"Os produtos vaping de nicotina estão sendo vendidos com sabores coloridos e até vimos produtos com o mesmo tipo de imagem que o cereal matinal infantil, incluindo personagens de desenhos animados", disse Nicole Higgins, presidente do Royal Australian College of General Practitioners.

Cerca de 22% dos australianos de 18 a 24 anos usaram um cigarro eletrônico ou dispositivo vaping pelo menos uma vez, mostraram dados do ano passado.

O orçamento federal, previsto para a próxima semana, incluirá A$ 234 milhões (US$ 155 milhões) para medidas de proteção contra os danos causados pelo tabaco e pelo vaping.

A Austrália tem uma das leis antifumo mais rígidas do mundo.

Em 2012, tornou-se o primeiro país a forçar os fabricantes de cigarros a abandonar marcas distintas e coloridas e vender seus produtos em embalagens uniformemente monótonas.

As empresas de tabaco foram rápidas em mudar para cigarros eletrônicos que oferecem sabores diferentes e criaram designs voltados para uma nova geração de usuários.

Butler disse que o governo não tem planos de seguir a vizinha Nova Zelândia na proibição da venda de cigarros para as gerações futuras, mas disse que o imposto sobre o tabaco aumentará 5% ao ano nos próximos três anos em uma tentativa de reduzir as vendas.

Alguns países tentaram restringir o vaping e alguns o consideram uma boa maneira de fazer com que os fumantes abandonem o hábito.

A Grã-Bretanha disse em abril que até um milhão de fumantes seriam encorajados a trocar cigarros por vapes, no que foi uma inovação mundial, oferecendo incentivos financeiros para mulheres grávidas e fornecendo kits para iniciantes de cigarros eletrônicos para ajudar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.