Descrição de chapéu BBC News Brasil

Febre maculosa: quem deve responder pelas 3 mortes no interior de SP?

Governo alerta para a importância estar atento a febre, dores de cabeça ou no corpo, ou manchas avermelhadas na pele, que são sintomas de febre maculosa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Felipe Souza
São Paulo | BBC News Brasil

Após a confirmação de três mortes por febre maculosa e outros três casos estarem sob investigação, a prefeitura de Campinas, no interior de São Paulo, disse que tomou uma série de medidas para evitar novos casos.

A intenção é que as regiões de mata e locais onde há maior chance de proliferação da doença sejam sinalizados e evitados.

O Instituto Adolfo Lutz, da capital, aponta que a Fazenda Santa Margarida, no distrito campineiro de Joaquim Egídio, é apontada como o provável lugar onde as seis pessoas foram infectadas, durante um evento chamado Feijoada do Rosa, em 27 de maio. O espaço foi interditado preventivamente pela prefeitura.

Prefeitura de Campinas notificou fazenda e disse que ela só poderá receber novos eventos após obedecer a uma série de regras
Prefeitura de Campinas notificou fazenda e disse que ela só poderá receber novos eventos após obedecer a uma série de regras - Eduardo Lopes/Arquivo Prefeitura Municipal de Campinas

A Fazenda Santa Margarida só poderá fazer novos eventos após apresentar um plano de comunicação e de contingência ambiental para orientar os frequentadores sobre os riscos que a região apresenta.

Mas existe um responsável por essas infecções transmitidas pelo carrapato-estrela (Amblyomma cajennense), em uma situação já considerada um surto na região?

A prefeitura de Campinas disse, em nota enviada à BBC News Brasil, que, "por tratar-se de local sem casos de febre maculosa conhecidos até então", não havia exigências sanitárias específicas em relação a essa doença.

No entanto, Campinas e os municípios que compõem sua região metropolitana são endêmicos para a doença. A partir de agora, o município disse que exigirá um plano de comunicação para que os frequentadores de eventos semelhantes estejam cientes dos riscos.

Dessa maneira, não há expectativa de que a fazenda, seus donos e os organizadores do evento no qual as pessoas podem ter sido infectadas sejam responsabilizados pelas contaminações.

Em nota, os organizadores da Feijoada do Rosa lamentaram as mortes e se solidarizaram com as famílias das vítimas da febre maculosa.

A organização afirmou que esta edição contou com a presença de 3.500 pessoas e disse que, "até o momento, não se pode descartar que as contaminações tenham eventualmente ocorrido durante essa frequência na Fazenda Santa Margarida, mesmo porque a vigilância sanitária local veio a público reforçar que a cidade de Campinas ganha especial expressão como foco da referida doença".

"É importante trazer ao conhecimento de todos que a Feijoada do Rosa é uma festa tradicional da cidade de Campinas, tendo realizado neste ano a sua 22ª edição, sendo que nos últimos 10 anos teve como palco a Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio, conhecido e consagrado espaço de grandes celebrações há décadas."

A administração da Fazenda Santa Margarida também lamentou as mortes e afirmou que "sempre agiu e age de acordo com todas as normas e exigências legais relacionadas à vigilância sanitária".

A fazenda disse que "está trabalhando num plano de ação" que será apresentado à prefeitura até o fim da semana.

Autoridades de saúde afirmam que o carrapato estrela está presente principalmente em áreas de gramado e mata
Autoridades de saúde afirmam que o carrapato estrela está presente principalmente em áreas de gramado e mata - PA Media

Conscientização

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas determinou, entre as estratégias do plano de ação, que a fazenda deverá "construir caminhos para as pessoas percorrerem o local".

A intenção é que os frequentadores evitem passar por áreas de mata e gramado, onde é mais provável a presença do carrapato-estrela, capaz de transmitir a febre maculosa.

O local é conhecido na região de Campinas por sediar shows de artistas conhecidos nacional e internacionalmente, como Seu Jorge, Ivete Sangalo e Gusttavo Lima, que tem show previsto na fazenda para o dia 21 de julho.

A fazenda também foi notificada sobre a necessidade de instalar placas para informar aos frequentadores sobre o risco de infecção da febre maculosa.

Segundo a prefeitura, "o local está com alvará para eventos e auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) regular e estava autorizado a realizar o evento".

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alertou que todas as pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida do dia 27 de maio a 11 de junho e sentirem febre, dores de cabeça ou no corpo, ou manchas avermelhadas na pele, devem procurar atendimento médico imediatamente e informar que estiveram no local.

O governo destacou que é importante estar atento a esses sinais, pois o período de incubação da febre maculosa é de dois a 14 dias.

Quando o carrapato infectado pica uma pessoa, as bactérias entram na pele
Quando o carrapato infectado pica uma pessoa, as bactérias entram na pele - Getty Images

Região endêmica

Dos 12 casos confirmados da doença em 2023, três foram de pessoas que estiveram nos eventos realizados na fazenda.

O tratamento precoce evita o agravamento da doença, segundo as autoridades de saúde. O tratamento contra a febre maculosa é feito por meio de antibióticos, como a doxiciclina, que age combatendo as bactérias no organismo.

A febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade. Ela é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia e transmitida pela picada do carrapato.

A infestação ambiental por ninfas (estágio juvenil) de carrapato-estrela é alta entre junho e novembro, segundo as autoridades de saúde. E as cidades com maior frequência de casos são Campinas, Piracicaba, Assis e Sorocaba —todas no interior de São Paulo.

A diretoria do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo afirmou que as pessoas devem estar cientes dos riscos que correm ao visitar algumas regiões durante o período de reprodução do carrapato-estrela.

"Ao se aventurar em regiões de mata e cachoeira, é importante estar ciente que estamos no período de reprodução do carrapato-estrela, ocorrendo o risco de transmissão da febre maculosa através de sua picada."

Entre as maneiras de evitar a doença, estão verificar com frequência se há algum carrapato preso ao corpo, usar roupas claras com manga longa, calça comprida e calçado fechado.

O levantamento mais recente do Ministério da Saúde mostra que, de 2007 a 2021, foram notificados 36.497 casos de febre maculosa no Brasil, dos quais 7% foram confirmados, em uma média de 170 por ano nesse período.

Dos 2.545 casos confirmados, 2.538 relataram situações referentes à exposição de risco e, destes, 68,5% haviam frequentado ambientes de mata.

O lago do Café, que fica em Campinas, ficou fechado de 2008 a 2013 após três funcionários do local morrerem de febre maculosa. Na reabertura ao público foram instaladas placas orientando os frequentadores a permanecerem apenas nas áreas asfaltadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.