Descrição de chapéu BBC News Brasil

Endometriose: o desafio de continuar se exercitando após diagnóstico

A endometriose afeta uma em cada dez mulheres no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Megan Lawton
BBC News Brasil

Menstruações dolorosas, fadiga e infertilidade são apenas três dos sintomas da endometriose. Ela afeta uma em cada dez mulheres no Brasil, segundo estimativa do Ministério da Saúde.

A endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero).

Em vez de serem expelidas durante a menstruação, elas caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a causar sangramentos.

Stef Williams é conhecida como Stef Fit por seus 2,2 milhões de seguidores no Instagram
Stef Williams é conhecida como Stef Fit por seus 2,2 milhões de seguidores no Instagram - BBC

Não há causa conhecida ou cura, e o tratamento pode variar de medicamentos para alívio da dor a tratamentos hormonais e cirurgia.

A dor incapacitante causada pela doença também pode afetar a vida cotidiana, dificultando o trabalho, a vida social e os exercícios físicos.

Isso é algo que a personal trainer Stef Williams conhece muito bem. Ela descreveu à BBC Newsbeat que ter endometriose é "horrível" e disse que, em um dia ruim, ela sente "dores lancinantes e incapacitantes".

"Eu nem sabia o que era essa doença, então senti muita vergonha porque nunca tinha ouvido falar de outras mulheres sofrendo com isso", diz.

'Batalha'

O exercício sempre foi importante para a influenciadora fitness, conhecida como Stef Fit por seus 2,2 milhões de seguidores no Instagram.

Portanto, entender como manter o corpo em movimento foi uma prioridade quando ela foi diagnosticada.

Como muitas mulheres que têm a doença, ela passou por uma cirurgia que inicialmente a deixou impossibilitada de levantar pesos e fazer exercícios aeróbicos, suas atividades habituais.

Stef sabia que queria seguir em frente por causa de sua saúde mental, mas quando procurou ajuda na internet, descobriu que as informações eram limitadas e, muitas vezes, conflitantes.

"Foi frustrante, as dicas na internet eram um labirinto e o conselho dos médicos também era vago", diz ela.

"O fato de termos que fazer tanta pesquisa é frustrante e uma grande batalha para as mulheres, mas depois de dez anos sofrendo dores diárias, eu sabia que precisava fazer isso."

A médica Sharon Dixon, clínica geral e pesquisadora da Universidade de Oxford (Reino Unido) que estuda a saúde da mulher, concorda com Stef.

"Não há uma grande quantidade de evidências sobre quais tipos de exercícios ajudam a endometriose", disse ela ao Newsbeat.

"Isso não significa que não haja benefícios, apenas significa que é uma área em que precisamos desenvolver mais pesquisas científicas".

Stef diz que descobriu formas mais suaves de exercício, como pilates e ioga
Stef diz que descobriu formas mais suaves de exercício, como pilates e ioga - Rebecca Spencer

Então, como se exercitar?

Sharon Dixon diz que você pode traçar paralelos entre endometriose e mulheres que sofrem com dores menstruais.

"Olhando para a dor menstrual, o exercício parece ajudar e isso inclui exercícios de baixa intensidade, como ioga ou pilates", diz a médica.

"Sabemos de pessoas que vivem com outras condições de dor que o exercício pode ser realmente útil para reduzir a intensidade".

Para Stef, num dia em que ela está com dor, um simples passeio é um bom ponto de partida.

"As caminhadas são uma tendência agora, mas há sete anos eu me sentia como uma avó de 90 anos fazendo caminhadas", diz ela.

"Mas é incrível para o meu corpo. Nos dias em que me sinto exausta, uma caminhada de dez minutos é suficiente."

Stef também descobriu formas de exercício que considera mais suaves, como pilates e ioga.

"Você não pode levantar pesos após a operação por cerca de seis a oito semanas, mas o pilates ainda fortalece seus músculos."

Apesar de seu diagnóstico, Stef conseguiu continuar fazendo treinamento de impacto e força. E seu conselho para as mulheres com endometriose e queiram fazer esse tipo de exercício é ter paciência.

"Pode ser muito frustrante, mas você chegará lá, só precisa encontrar seu fluxo", diz ela. "Sim, há dias difíceis, mas também dias melhores."

O texto foi publicado originalmente aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.