Descrição de chapéu câncer

Morre pai que havia perdido os 3 filhos para câncer causado por síndrome hereditária

Régis Feitosa Mota estava internado em Fortaleza (CE) e enfrentava o seu 3º diagnóstico de câncer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após perder os três filhos para o câncer, morreu neste domingo (13) o economista cearense Régis Feitosa Mota, 53, também em decorrência da doença.

Ele e os filhos eram portadores de uma síndrome hereditária rara (Li-Fraumeni), causada por uma mutação genética que aumenta o risco em até 90% de quem a carrega desenvolver câncer. No Brasil, há uma prevalência maior dessa síndrome em comparação ao resto do mundo.

O economista Regis Feitosa Mota com os filhos Ana Carolina (à esq.), Pedro e Beatriz; foi a última foto dele com todos os filhos
O economista Regis Feitosa Mota com os filhos Ana Carolina (à esq.), Pedro e Beatriz; foi a última foto dele com todos os filhos - no instagram @regisfeitosamota

A Folha relatou o drama da família em julho do ano passado. Ele teve início em 2009, quando a filha mais velha de Mota, Ana Carolina, à época com 12 anos, teve o diagnóstico de leucemia linfoide aguda, que tem início na medula óssea.

Ana se curou da doença, formou-se médica, mas em 2021 recebeu o diagnóstico de um tumor no cérebro e morreu em dezembro de 2022.

Mota teve o seu primeiro diagnóstico de câncer em 2016, uma leucemia linfoide crônica, e, em 2021, o seu segundo, um linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático.

Também em 2016, o filho do meio, Pedro, então com 17 anos, teve diagnóstico de um osteosarcoma, um tumor ósseo, na perna. Nos quatro anos seguintes, o jovem viria a ter mais quatro tumores (pulmão, coluna torácica, coluna lombar e no cérebro) até morrer em 2020.

Em 2017, a caçula da família, Beatriz, foi diagnosticada com leucemia linfoide aguda aos 11 anos. Morreu um ano depois.

Mota estava internado desde 31 de julho no hospital Unimed, em Fortaleza (CE), à espera da estabilização do seu quadro para um transplante de medula óssea. No início deste ano, ele informou nas suas redes sociais o terceiro diagnóstico de câncer, um mieloma múltiplo.

"Descobrimos aí mais uma doença. Já tratamos leucemia, linfoma, não Hodgkin, que estão estabilizados. Mas a gente vem tratando, não estão curados. Dessa vez, descobrimos um mieloma múltiplo, que atinge inclusive os ossos", disse em um vídeo. Ele tinha quase 900 mil seguidores no Instagram.

A notícia da morte foi dada pelo irmão do economista, Rogério Feitosa Mota. "Nosso guerreiro foi ao encontro dos filhos exatamente no dia dos pais. Que Deus o tenha, meu irmão! Te amamos muito!", publicou nas suas redes sociais.

"Nunca me preparei para esse momento porque sempre tive a convicção da recuperação plena do Régis. É uma dor sem tamanho", escreveu a namorada de Mota, Mariella Pompeu, no perfil do economista no Instagram.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.