Descrição de chapéu Projeto Saúde Pública Dengue

Mortes por dengue no estado de São Paulo chegam a 91

Casos confirmados no estado já ultrapassam 259 mil neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O número de mortos por dengue no estado de São Paulo subiu para 91. Há ainda 222 óbitos em investigação, de acordo com o painel de monitoramento da Secretária de Estado da Saúde.

Em relação aos casos, São Paulo atingiu a marca de 259.372 casos confirmados e 630.189 notificações.

De acordo com o painel do governo, as cidades que confirmaram mais óbitos este ano foram São Paulo (11) e Guarulhos (7), seguidas de Marília (6), Pederneiras (6) e Taubaté (6).

0
Vielas da Favela 21 no Jardim São Luiz, na zona sul de São Paulo, que não recebem fumigação da prefeitura - Rubens Cavallari/Folhapress

Além dessas, as cidades com mais mortes são, respectivamente: Jacareí (5), Campinas (4), Pindamonhangaba (4), Bariri (4), Franca (3), Bebedouro (2), Ribeirão Preto (2), São José dos Campos (2), Suzano (2), Batatais (1), Bauru (1), Boracéia (1), Botucatu (1), Bragança Paulista (1), Cotia (1), Cachoeira Paulista (1), Iguape (1), Ilha Comprida (1), Itajobi (1), Limeira (1), Lençóis Paulista (1), Mairiporã (1), Matão (1), Mauá (1), Monte Alto (1), Parisi (1), Peruíbe (1), Rio Claro (1), Serrana (1), Santo Antônio da Posse (1), Sorocaba (1), Tremembé (1), Tarumã (1), Ubatuba (1), Olímpia (1) e Votuporanga (1).

A prefeitura de São Paulo decretou, nesta segunda (18), estado de emergência por epidemia de dengue. A cidade tem o maior número de óbitos confirmados do estado. O decreto segue a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) que considera que taxas acima de 300 casos por 100 mil habitantes indicam uma situação epidêmica.

Os casos de dengue subiram 40% na cidade de São Paulo, entre os dias 6 e 13 de março, com 14.303 novos casos no período.

O Brasil vive uma epidemia de dengue sem precedentes. Segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses, o país chegou a 1.889.206 casos prováveis de dengue nesta segunda-feira (18), batendo o recorde histórico de registros em 78 dias. No mesmo período de 2023, o país havia registrado 400.197 casos. Na comparação entre os dois anos, o aumento foi de 372%.

Além de São Paulo, desde janeiro, outros sete estados ou unidades federativas já declararam situação de emergência por dengue: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Distrito Federal.

Em todo o país, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo são os estados que registram mais casos de dengue. Somados, os três representam 33% dos casos prováveis do Brasil, segundo dados do painel de arboviroses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.