Cidade de São Paulo decreta emergência em saúde por dengue

Município ultrapassou os 300 casos por 100 mil habitantes, o que indica situação epidêmica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo decretou estado de emergência por epidemia de dengue. A cidade registrou, até quarta-feira (13), 49.721 casos confirmados, número que ultrapassa 414,1 casos por 100 mil habitantes, segundo dados divulgados no boletim desta segunda-feira (18).

Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou durante conversa com jornalistas nesta segunda-feira (18), a zona leste e a Vila Jaguara, na região oeste, são as que mais preocupam.

O decreto seguirá a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) que considera que taxas acima de 300 casos por 100 mil habitantes indicam uma situação epidêmica. Onze pessoas já morreram por dengue este ano na capital.

A declaração da emergência permite o emprego urgente de medidas de prevenção e contenção de riscos para epidemias, surtos, doenças emergentes e desastres, conforme definição do Ministério da Saúde.

Homem segura mosquito da dengue Aedes aegypti - Danilo Verpa/Folhapress

A previsão da gestão é de que a cidade ainda atinja o platô (isto é, quando há uma estabilização de novos registros antes da queda) de casos em abril.

Em entrevista a jornalistas na quarta-feira (13), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou um pacote de medidas para reforço no combate à doença, que inclui a ampliação no horário de atendimento em 80 AMAs (Atendimento Médico Ambulatorial) até às 22h, o reforço de 3.200 agentes de saúde nas 32 subprefeituras do município e o apoio de 6.500 mães já contratadas pelo Programa Operação Trabalho que vão ajudar na conscientização sobre o combate ao mosquito.

O estado de São Paulo decretou emergência no dia 5 de março. Na ocasião, a secretária de Saúde em exercício, Priscilla Perdicaris, afirmou que o objetivo era facilitar a compra de insumos médicos e contratação de equipes por municípios. Segundo o painel do ministério, o estado tem mais de 234 mil casos confirmados da doença.

Pelo menos oito outros estados já fizeram o mesmo, como Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amapá, além do Distrito Federal.

Dentre as capitais, Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Natal (RN) e Belo Horizonte (MG) também declararam emergência epidemiológica por causa da doença.

O Brasil enfrenta epidemia da doença, com 1.684.781 de casos prováveis da doença e 513 mortes confirmadas em 2024. A taxa de incidência já chega a 829,7 casos por 100 mil habitantes.

Ministério da Saúde ignora três ofícios de Nunes para envio da Qdenga

Ricardo Nunes disse que já enviou três ofícios ao Ministério da Saúde solicitando o envio de doses da Qdenga à cidade de São Paulo. Nenhum foi respondido. Outro pedido será enviado ao governo federal.

"Vamos mandar hoje mais um ofício para o Ministério da Saúde, até como forma de tentar alertá-los de que eles precisariam estar preparados com relação a isso. Poderíamos ter evitado muitas mortes. Chegamos em 11 aqui na cidade de São Paulo", ressalta o prefeito.

"Vou enviar até porque a maior cidade do Brasil. Acho que tem um peso para demonstrar que eles deram bobeira lá e poderiam ter sido mais ágeis com relação ao fornecimento da vacina, não só para a cidade de São Paulo, para todas as cidades do Brasil. No estado de São Paulo inteiro, só 11 municípios receberam".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.