Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2012 - 16h32

Veteranos, Celtics e Spurs ganham fôlego na reta final da temporada da NBA

Publicidade

ÉDER FANTONI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Faltando menos de um mês para o fim da temporada regular da NBA, dois times bem conhecidos do torcedor brasileiro mostram que ainda têm muita gordura para queimar: o San Antonio Spurs e o Boston Celtics.

O time do pivô Tiago Splitter começou a temporada como um grande ponto de interrogação por confiar demais em seu trio veterano formado por Manu Ginobili, Tim Duncan e Tony Parker, que juntos dão uma média de 32 anos.

Larry W. Smith - 17.mar.12/Efe
Tiago Splitter em ação pelo San Antonio Spurs
Tiago Splitter em ação pelo San Antonio Spurs

E depois de passar boa parte da temporada sob a sombra da jovem equipe do Oklahoma City Thunder, os Spurs finalmente assumiram a liderança da Conferência Oeste e somam agora 11 vitórias seguidas. E isso muito graças à sua base antiga.

Duncan é o principal pontuador da equipe, com 19.1 pontos por partida, seguido justamente por Parker (média de 15 pontos por jogo) e Ginobili (12.7). O time, que tinha como ponto forte sua defesa, agora se destaca no ataque. É a terceira equipe que mais pontua na temporada, com média de 102.3 pontos. Está agora com 40 vitórias e 14 derrotas

Já na Conferência Leste, o Boston Celtics, com o seu já conhecido quarteto formado por Ray Allen, Kevin Garnett, Paul Pierce e Rajon Rondo, engatou uma sequência de nove vitórias em 12 confrontos para subir para o quarto lugar e já mira o Indiana Pacers, terceiro colocado. O time de Boston soma 32 vitórias e 24 derrotas.

Pawel Dwulit - 10.fev.12/Associated Press
Kevin Garnett (número 5), do Boston Celtics, em lance contra o Toronto Raptors
Kevin Garnett (número 5), do Boston Celtics, em lance contra o Toronto Raptors

E com esse crescimento já volta a ser visto pela imprensa americana como uma ameaça a Miami Heat e Chicago Bulls na Conferência Leste. Nessas doze últimas partidas, a defesa do Boston, a terceira melhor em pontos cedidos, permitiu menos que 90 pontos em 100 posses de bola.

E, assim como nos Spurs, os veteranos seguem fazendo a diferença. Pierce, 34, lidera a equipe em pontos, com média de 19.1 por partida, seguido por Garnett, 35, e Allen, 36. Já Rondo, 26, distribui 11.2 assistências por jogo e é, ao lado de Steve Nash, do Phoenix Suns, o melhor neste quesito.

Vale lembrar que esta temporada da NBA será mais curta por causa do locaute que impediu que o campeonato começasse no início de novembro. A primeira partida só foi disputada no dia 25 de dezembro. Melhor para os veteranos.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página