Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2012 - 12h34

Santos recorda fundação e apresenta uniforme azul claro

Publicidade

DE SÃO PAULO

Como parte das comemorações pelo centenário, o Santos apresentou no começo da tarde deste sábado o terceiro uniforme para temporada, azul claro. A cor está presente na camisa, no calção e nas meias. É referência a uma das três cores adotadas pelo time santista na fundação, em 14 de abril de 1912.

Veja o especial do centenário santista
Santos faz 100 anos como o grande que melhor preserva sua história
Relíquias usadas por Pelé vão a leilão em SP
'Partida' contra cem crianças lançará 3ª camisa azul do Santos
Veja a galeria de fotos do centenário do Santos

Divulgação/Facebook/Santos Futebol Clube
Neymar em imagem de divulgação da nova camisa do Santos
Neymar em imagem de divulgação da nova camisa do Santos

O novo uniforme (produzido pela Nike) fez a estreia em um amistoso na Vila Belmiro contra um time de cem crianças. A estreia oficial ainda não tem data divulgada.

As cores azul, branco e dourada foram escolhidas em homenagem ao Clube Concórdia, que emprestou seu salão nobre (na antiga rua do Rosário 18 e atual rua João Pessoa 10) para o encontro que definiu a fundação do Santos.

A primeira camisa foi idealizada com listras verticais em azul e branco, com frisos dourados. Uma versão deste modelo fica exposta no Centro de Memória e Estatística do Santos, embora nunca tenha sido utilizada.

Por causa do alto custo e da dificuldade em produzir os uniformes neste formato, o Santos adotou em seu primeiro jogo uma camisa social branca, com braçadeira azul.

Em 31 de março de 1913, o preto e o branco foram adotados por representar nobreza e paz. A camisa principal passou a ser listrada. O primeiro jogo com a camisa branca foi em 1916, em um amistoso contra o São Cristróvão, na inauguração do estádio do rival.

Segundo Guilherme Guarche, historiador e coordenador do Centro de Memória e Estatística do Santos, a camisa branca foi adotada para valer a partir de 1925.

Durante a fase Pelé o time fez muitos jogos com o uniforme branco e acabou virando referência. Era difícil não associar o clube a camisa, calções e meias brancos. Por isso a diretoria considera as duas camisas (branca e listrada) como principais.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página