Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2012 - 09h47

Ministro não critica COB, mas diz querer mais em 2016

Publicidade

RODRIGO MATTOS
DO ENVIADO A LONDRES

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, considerou o resultado do Brasil na Olimpíada "na média", porque as 17 medalhas ficaram entre a meta do COB (15 medalhas) e a do governo federal (20). Rebelo, porém, não quis estabelecer um alvo para 2016, mas deixou claro que o comitê terá de ser mais ambicioso nos seus objetivos.

"Nós ficamos na média. Em relação ao COB, foi acima da expectativa. Na nossa projeção, chegamos perto. Nossa análise decorria de nosso desempenho em Pequim", explicou o ministro.

Segundo o ministério, o Brasil não atingiu a sua meta de 20 pódios porque alguns favoritos não confirmaram seu status --não foram citados nomes.

Para 2016, o governo federal vai lançar um programa com verbas adicionais para investimento no esporte de alto rendimento nos próximos quatro anos. O ministro chamou, de forma provisória, de "plano medalha". Ainda traçada a meta de medalhas a ser atingida, o objetivo, como o COB, é ficar entre os dez primeiros. O comitê falou em um patamar similar ao da Itália, com 23 pódios.

"Precisamos falar desses números quando avançar mais o programa. Trabalhamos junto com o COB, instituições do governo como Ministério da Defesa. Temos que falar com todas as entidades. Mas o COB compreende o conceito do que precisa como país anfiritão", afirmou Rebelo.

Justin Tallis/France Presse
Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, durante coletiva em Londres
Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, durante coletiva em Londres
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página