Tite adia convocação da seleção e ainda espera por Neymar

Médico da CBF está a caminho de Paris para examinar o atacante do PSG

O técnico Tite durante o empate sem gols entre Brasil e Inglaterra, em amistoso disputado em Wembley
O técnico Tite durante o empate sem gols entre Brasil e Inglaterra, em amistoso disputado em Wembley - Darren Staples/Reuters
Fábio Aleixo Diego Garcia
São Paulo e Sochi (Rússia)

Após a lesão sofrida pelo atacante Neymar, o técnico Tite decidiu adiar para 12 de março a convocação dos jogadores que defenderão a seleção brasileira nos amistosos contra Rússia e Alemanha, marcados para os dias 23 e 27 de março. O anúncio seria feito nesta sexta-feira (2).

A decisão foi tomada para que a CBF tenha uma definição sobre o quadro de Neymar. Ele teria resolvido por conta própria que passaria por uma cirurgia para colocar um pino no quinto metatarso do pé direito. 

Nesta terça-feira (27), em entrevista coletiva, o treinador do Paris Saint-Germain, Unai Emery, declarou que a informação sobre a cirurgia é falsa. A decisão de Neymar foi veiculada inicialmente pelo Globoesporte e confirmada pelo UOL Esporte, do Grupo Folha.

O médico da seleção, Rodrigo Lasmar, está a caminho de Paris para examinar Neymar. Ele afirmou que por enquanto só há especulações em torno da situação do jogador.

"Ainda não existe uma decisão sobre o que será feito. A partir de amanhã, depois que eu examinar o atleta, tomaremos uma decisão. Hoje, não tem definição", afirmou Lasmar. "A princípio não dá para dizer o tempo de recuperação, porque precisamos saber com precisão do que se trata, para então determinarmos um diagnóstico e definirmos."

Lasmar estava em Sochi para participar de um workshop da Fifa sobre a Copa do Mundo. O coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar, também está na cidade russa para acompanhar o congresso.

Gaspar disse à Folha que a convocação de Neymar para os amistosos não está descartada. "Ainda é muito cedo para falar disso. Temos de esperar a decisão do Paris Saint-Germain. Se o melhor para ele curar a lesão for ficar no PSG, entenderemos. Mas não tem muito o que falar. Temos de esperar o PSG."

Gaspar reforçou que a CBF não terá poder de decisão sobre o desfecho do quadro de Neymar. Ele afirmou que a escolha de submeter o atleta a um procedimento cirúrgico cabe apenas ao PSG. 

"Neste momento, não cabe a nós decidir o que o Neymar deve fazer. Precisamos respeitar o PSG. Estamos acompanhando. Se a lesão acontecesse durante um período conosco, aí sim. Mas, às vezes, as pessoas pensam que nosso médico tomará alguma decisão por estar lá. Não é assim", disse.

OUTROS PROBLEMAS

Os amistosos contra Rússia e Alemanha serão os últimos jogos antes da convocação final para o Mundial da Rússia, que será apresentada em maio.

Segundo Gaspar, a decisão de adiar a lista dos amistosos não foi tomada apenas para observar Neymar. Ele disse que Tite possui outras preocupações para as partidas.

O lateral Marcelo sofreu na última semana uma lesão muscular na coxa e está sob observação. No final de semana, o volante Fernandinho deixou um jogo do Manchester City com dores na coxa. 

A partida entre City e Arsenal, no domingo (25), também marcou o retorno do atacante Gabriel Jesus aos gramados depois de ficar quase dois meses lesionado. Ele atuou por cerca de 15 minutos no duelo.

Outro jogador que preocupa é o zagueiro Marquinhos. Ele apresentou uma contusão muscular no jogo entre PSG e Olympique de Marselha, no domingo. Foi neste duelo que Neymar se lesionou.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.