Descrição de chapéu tênis

Brasil avança na Copa Davis com vitória de novato João Sorgi

Tenista, 365º do ranking mundial, derrotou dominicano Roberto Cid, 468º

Tenista brasileiro João Sorgi devolve bola para o dominicano Roberto Cid durante partida da Copa Davis em Santo Domingo, na República Dominica
Tenista brasileiro João Sorgi joga contra o dominicano Roberto Cid durante partida da Copa Davis em Santo Domingo, na República Dominica - Erika Santelices/AFP
São Paulo

O tenista João Pedro Sorgi, 24, que joga a primeira Copa Davis de sua carreira, foi o responsável por classificar a equipe brasileira para a segunda fase da competição, após vitória de virada, por 2 sets a 1, contra atleta da República Dominicana em partida na madrugada deste domingo (4).

Sorgi, 365º do ranking mundial, precisava derrotar o dominicano Roberto Cid, 468º colocado, para garantir a presença do time brasileiro na próxima fase, em que enfrentará a equipe da Colômbia.

O tenista vinha de uma derrota, por dois sets a um, contra o dominicano José Hernandes, em partida que abriu a participação brasileira na competição. Depois disso, o país conseguiu se recuperar, com vitórias de Thiago Monteiro, também contra Roberto Cid, e da dupla Marcelo Melo e Marcelo Demoliner, que venceu os dominicanos Nick Hardt e José Olivares.

Uma derrota de Monteiro para Hernandez neste sábado (3), no entanto, deixou o país em situação delicada. Caso Sorgi perdesse o último duelo, a equipe seria eliminada já na primeira fase, contra um time mais fraco

"Sem palavras para descrever tudo o que aconteceu essa semana, muita emoção. Tudo isso foi consequência de uma união muito forte da equipe, me senti muito acolhido aqui. Essa não é uma vitória só minha, quero agradecer também ao meu treinador, o Christian  Kodazs, meu psicólogo Aparício Menezes, minha família, todo mundo que torce e manda essa energia", disse Sorgi após a partida. "Estou muito emocionado e feliz por dar a vitória ao país e representar essa equipe, que é muito unida."

Sorgi, ao lado de Thiago  Wild (621º do ranking), 17, é um dos novatos do Brasil na competição. Os dois integraram a equipe às pressas, após uma série de baixas no time nacional.

Rogério Dutra Silva, o Rogerinho (101º), Guilherme Clezar (220º) e João Souza, o Feijão (241º), optaram por priorizar seus calendários de torneios no saibro e pediram dispensa da convocação.

Thomaz Bellucci (107º) foi liberado de suspensão por doping na última quarta-feira (31), mas o capitão João Zwetsch avaliou que ele chegaria sem ritmo de jogo por estar seis meses inativo.

O TENISTA

João Pedro Sorgi foi oitavo do mundo no ranking juvenil em 2011, mas ainda não conseguiu decolar entre os profissionais. Seu resultado mais destacado é o vice-campeonato do Challenger de Savannah (EUA), em 2017.

Na decisão, foi superado pelo local Tennys Sandgren, quadrifinalista da edição de 2018 do Aberto da Austrália.

O tenista natural de Sertãozinho (SP) chegou a protagonizar uma cena curiosa na qualificatória do Aberto do Rio de 2017. Sem patrocínio, foi jogar a competição com quatro raquetes recém-compradas nos Estados Unidos.

Para seu azar, os cabos de todas estavam com defeito e quebraram. Para jogar teve de improvisar. Remendou-as com cola e fita adesiva para não perder de WO.

Sempre contando com ajuda financeira do pai, Sorgi acertou recentemente contrato de patrocínio com uma cooperativa de crédito.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.