Barcelona joga por último título de Iniesta no clube

Time pode conquistar neste domingo (29) o Campeonato Espanhol

Tomado pela emoção do anúncio de despedida de Andrés Iniesta, o Barcelona pode conquistar neste domingo (29), contra o Deportivo La Coruña, o título do Campeonato Espanhol. 

O time catalão tem 83 pontos e um jogo a menos que o segundo colocado, Atlético de Madrid, que soma 72 pontos. Se vencer o La Coruña, fora de casa, o Barcelona vai a 86 faltando apenas quatro rodadas e não poderá ser alcançado por nenhum adversário.

Iniesta comemora gol contra o Sevilla pela final da Copa do Rei
Iniesta comemora gol contra o Sevilla pela final da Copa do Rei - Susana Vera/Reuters

A equipe também busca o feito de sair campeã invicta em um torneio que liderou com folga em praticamente sua totalidade, chegando até a abrir 19 pontos sobre o rival Real Madrid. 

Em 33 rodadas, venceu 25 e empatou 8. Para chegar a esse desempenho, contou com os gols de Messi, artilheiro com 29, e com os do uruguaio Suárez, que fez 23. 

Restam no caminho do time o clássico com o Real Madrid, no Camp Nou, além de Villarreal, Levante e Real Sociedad. Na história do Espanhol, só o Athletic Bilbao e o Real Madrid já foram campeões sem nenhuma derrota.

Confirmado o título, será o 32º troféu conquistado por Iniesta no clube, um recorde ao lado do argentino Lionel Messi. O craque espanhol estreou entre os profissionais no ano de 2002 e desde então tem colecionado taças e mais taças com os catalães.

Além de oito campeonatos espanhóis, destacam-se entre os troféus do jogador outros seis títulos de Copa do Rei, quatro Ligas dos Campeões e três Mundiais Interclubes.

Criado nas categorias de base do clube, o jogador tem a companhia de outros atletas formados no Barcelona. Só no time titular são cinco: Piqué, Sergi Roberto, Jordi Alba, Sergio Busquets e Lionel Messi. Com Iniesta, formam mais da metade da equipe.

Este poderá ser o segundo título do Barcelona na temporada, o 25º do torneio nacional na história. Depois da decepção na Liga dos Campeões ao cair para a Roma nas quartas de final, o clube levantou a Copa do Rei há uma semana, com goleada por 5 a 0 sobre o Sevilla. Iniesta marcou o quarto gol da vitória. 

O término do Campeonato Espanhol daqui a quatro rodadas marcará também o fim da primeira temporada de Ernesto Valverde à frente do time. O treinador, que foi jogador do Barcelona, chegou para substituir Luis Enrique e será mantido para a próxima temporada.

“Ele tem dois anos de contrato e este é o projeto. Estamos muito contentes com ele. Depois do que fez, ninguém pode duvidar de Valverde. O que aconteceu em Roma fez mal a todos. Mas ninguém da diretoria duvidou de Valverde em momento algum”, afirmou o presidente do clube catalão, Josep Bartomeu.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.