Corinthians envia ofício à FPF reclamando de bronca e de arbitragem

Andrés Sanchez contesta presidente da Federação e reclama de multa de R$ 50 mil por causa de sinalizadores

Jogadores trocam empurrões durante a primeira partida da final do Campeonato Paulista
Jogadores trocam empurrões durante a primeira partida da final do Campeonato Paulista - Zanone Fraissat - 31.mar.18/Folhapress
Alex Sabino
São Paulo

A FPF (Federação Paulista de Futebol) enviou ofício ao Corinthians na última segunda (2) criticando o clube pelas confusões na primeira partida da final do Estadual, contra o Palmeiras, disputada no último sábado (31). Nesta quinta (5), o presidente corintiano, Andrés Sanchez, respondeu com outro documento, dizendo estar indignado com a reprimenda.

Durante o clássico, que terminou com vitória do Palmeiras por 1 a 0, jogadores se envolveram em confusão no final do primeiro tempo. Felipe Melo (Palmeiras) e Clayson (Corinthians) foram expulsos. O árbitro Leonardo Bizzio Marinho distribuiu dez cartões amarelos.

No texto enviado ao presidente da FPF Reinaldo Carneiro Bastos, ao qual a Folha teve acesso,  Sanchez critica a atuação da arbitragem no episódio e questiona o motivo para a Federação ter dado um pito apenas no Corinthians.

A Federação contesta. Afirma que os dois clubes receberam ofícios sobre os problemas acontecidos na primeira decisão do Paulista.
 

"...Todos os que assistiram a partida na íntegra puderam constatar que se o árbitro tivesse um mínimo de pulso, por menor que fosse, conseguiria controlar a partida e o ânimo dos atletas, evitando a ocorrência dos fatos que motivaram o envio do seu ofício. Infelizmente, não foi o que ocorreu. Faltou pulso ao árbitro, é evidente", reclama Sanchez.


"...Inusitado se mostra o referido ofício, por dirigir ao Corinthians reprimenda em razão de brigas e discussões havidas entre atletas e membros das comissões técnicas das equipes, como se fosse a primeira vez que isso ocorre no futebol do Estado de São Paulo", completa o texto, contestando a bronca dada por escrito por Carneiro Bastos.

A segunda partida da decisão será no próximo domingo (8), às 16 horas, no Allianz Parque. O Palmeiras joga pelo empate para ser campeão. O Corinthians precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com o título. Se ganhar pela vantagem mínima, a decisão será nos pênaltis.

O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, sai de entrevista coletiva após ser eleito. Atrás dele, um fundo com escudo do Corinthians
O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, sai de entrevista coletiva após ser eleito - Marco Galvão - 6.fev.18/Fotoarena/Folhapress

No ofício enviado, se fica sabendo que a FPF multou o Corinthians em R$ 50 mil pelo uso de sinalizadores pela torcida durante o segundo tempo. Para Sanchez, a punição é "absurda, despropositada e inconstitucional". Ele avisa que o clube vai recorrer.

O Corinthians contesta que a FPF tenha de fazer juízo de valor pelo ocorrido em campo, já que existe o Tribunal de Justiça Desportiva para julgar tais casos. 

"[O Corinthians] não vê com bons olhos ser advertido por situações a que não deu causa e que deveriam ser objeto de análise pela Justiça Desportiva", finaliza o ofício assinado pelo presidente Andrés Sanchez.

Outro lado

Além de dizer que a Federação enviou ofícios para os dois clubes, ao contrário do que afirma o presidente corintiano, a assessoria da entidade afirma que a multa quanto aos sinalizadores somente poderia ser imposta ao Corinthians, já que não havia torcedores do Palmeiras presentes no estádio.​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.