Fifa multa União Russa de futebol em R$ 107 mil por racismo de torcedores

Russos imitaram sons de macacos para franceses durante amistoso entre os dois países

São Paulo

A Fifa anunciou que a União Russa de Futebol, órgão que comanda o futebol do país, foi multada em 30 mil francos suíços, cerca de R$ 107 mil, devido a “cantos discriminatórios” de torcedores russos durante o amistoso entre o anfitrião da próxima Copa do Mundo e a França, disputado em 27 de março, em São Petersburgo.

Paul Pogba, da seleção francesa, comemora gol olhando para torcida durante o amistoso entre Rússia e França, em São Petersburgo
Paul Pogba, da seleção francesa, afirmou ter sido vítima de racismo de torcedores russos em amistoso com o anfitrião da Copa - 27.mar.2018 - Olga Maltseva/AFP

Os franceses Pogba e Dembele relataram à AFP e ao L'Equipe que ouviram russos imitando sons de macacos quando eles bateram escanteios. Um fotógrafo da agência francesa corroborou o relato dos jogadores.

Em comunicado, a Fifa explicou que o Comitê Disciplinar da entidade fez uma revisão de vídeos, “analisando todas as circunstâncias específicas do caso, em especial a gravidade do incidente, mas também o número limitado de torcedores envolvidos”. A conclusão foi que a União Russa poderia ser punida pelo artigo 58 do código disciplinar da Fifa.

O caso envolvendo a seleção francesa se junta a outros episódios de racismo no país anfitrião do Mundial. Durante a Copa das Confederações de 2017, torcedores russos de vestiram de camaroneses pintando o rosto de preto e pendurando cachos de banana no corpo.

O goleiro brasileiro naturalizado russo Guilherme Marinato foi ofendido em 2017 por torcedores do Spartak de Moscou, que questionaram por que o time “precisava de um macaco”. Também no ano passado, torcedores do Spartak gritaram cantos contra Mané e Sturridge em jogo do time russo contra o Liverpool.

Na Copa de 2018, os árbitros poderão interromper um jogo caso escutem cantos discriminatórios. Também haverá um sistema de monitoramento para identificar infrações. “Em termos gerais, a Fifa pede que os torcedores compareçam aos estádios com um espírito de unidade, paz e amizade”, concluiu a entidade no comunicado.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.