Descrição de chapéu Copa do Mundo

Após inovar, Tite mantém padrão nas alterações em vitória diante da Sérvia

Treinador manteve a média de três alterações por partida até aqui na Copa

Tite dá orientações aos jogadores brasileiros durante partida contra a Sérvia
Tite dá orientações aos jogadores brasileiros durante partida contra a Sérvia - Kai Pfaffenbach/Reuters
Moscou e Sochi

Após fugir do seu padrão nas alterações feitas durante o jogo na vitória sobre a Costa Rica por 2 a 0, o técnico Tite manteve sua característica no triunfo da seleção brasileira diante da Sérvia por 2 a 0, nesta quarta-feira (27), na Arena Spartak, em Moscou, pela última rodada do Grupo E da Copa do Mundo.

Assim como nos outros jogos, o treinador também fez três alterações. Desta vez, uma foi por motivo de contusão, outra para manter o ritmo do time e a terceira mais conservadora.

Desde seu primeiro jogo oficial no comando da equipe —em setembro de 2016—, Tite utilizou as três modificações em dez das quinze partidas, incluindo o duelo contra os sérvios.

Nesta quarta-feira, a primeira mudança foi justamente por lesão. Com nove minutos, colocou o lateral esquerdo Filipe Luís, 32, na vaga de Marcelo. Foi a alteração mais rápida feita pelo treinador em 24 jogos —amistosos e partidas oficiais— dirigindo a seleção.

O jogador do Atlético de Madri entrou pela primeira vez em uma partida de Mundial. Em 2010, ele estava cotado para jogar a competição na África do Sul, mas fraturou o tornozelo direito quatro meses antes da convocação. Quatro anos depois, Felipão preferiu levar Maxwell.

Além da entrada de Felipe Luís, Tite fez mais duas alterações padrões. A segunda no jogo foi aos 20 minutos da etapa complementar, quando colocou Fernandinho no lugar de Paulinho. O jogador do Barcelona já havia sido substituído no segundo tempo contra Suíça e Costa Rica, aos 22 minutos e aos 23 minutos, respectivamente.

Já Fernandinho entrou pela quarta vez na etapa complementar com o treinador em partidas oficiais. Contra a Suíça, o volante do City substituiu Casemiro, que havia recebido o cartão amarelo, enquanto diante da Costa Rica entrou no lugar de Gabriel Jesus para ganhar tempo.

A última alteração foi aos 34 minutos do segundo tempo, quando colocou Renato Augusto no lugar de Coutinho, que havia atuado durante os 90 minutos das duas primeiras partidas.

Com a mudança, ele desfez a formação com o quarteto ofensivo. O time ficou com três jogadores de característica de marmação: Casemiro, Fernandinho e Renato Augusto.

Já os três atacantes que terminaram o duelo contra os sérvios foram Willian, Neymar e Gabriel Jesus, que manteve o jejum de gols na competição.

Desta vez, Firmino, que havia entrado no decorrer das duas últimas partidas, ficou apenas no banco de reservas.

A atitude do treinador no jogo diante da Sérvia foi totalmente diferente do comportamento dele contra os costarriquenhos. Na oportunidade, Tite fugiu de seu padrão.

Ele surpreendeu ao trocar o atacante Willian por Douglas Costa logo no intervalo da partida. Em jogos oficiais, ele jamais havia feito uma substituição tática logo após o término da etapa inicial.

Contra os costarriquenhos, ele colocou também Firmino no lugar de Paulinho. Assim, deixou em campo cinco jogadores com características ofensivas, o que ainda não tinha feito nas partidas anteriores. O atacante do Liverpool jogou simultaneamente com Willian, Gabriel Jesus, Coutinho e Neymar. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.