Descrição de chapéu Copa do Mundo

Presidente da Fifa coloca em dúvida Copa de 2022, no Qatar, com 48 seleções

Proposta por mais equipes já no próximo Mundial foi feita pela Conmebol

Fábio Aleixo
Moscou

A proposta da Conmebol para que a Copa de 2022 no Qatar já conte com 48 seleções não será discutida pela Fifa em seu congresso de quarta-feira (11). 

Reunião do Conselho da entidade neste domingo (10) em Moscou determinou que qualquer discussão só será feita após uma consulta com as autoridades que  organizam a Copa no país asiático. 

"Não sei [se o Qatar tem condições de sediar Copa com 48 times]. Vamos falar com o Qatar e depois decidir. No momento, o que temos é uma Copa com 32 times", afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino. 

Gianni Infantino, da Fifa, discursa em Moscou
Gianni Infantino, da Fifa, discursa em Moscou - Sergei Karpukhin/Reuters

Atualmente, o Qatar tem oito estádios confirmados para realizar a Copa do Mundo de 2022. Para Infantino, se houver o aumento, mais estádios precisarão ser erguidos.
 
"Para termos 48 times, precisamos ter entre 12 e 14 estádios", disse. 

O presidente ressaltou que uma decisão precisará ser tomada antes do início das eliminatórias, o que não tem data prevista para acontecer. Para a Rússia-2018, as classificatórias tiveram início em 12 de março de 2015. A seguir a tendência, teria de começar em março de 2019. 

"Precisamos tomar esta decisão o quanto antes, antes de começar as eliminatórias, sem dúvidas", afirmou Infantino. 

"É prematuro fazer qualquer tipo de discussão no momento", disse o chefe da Fifa. 

"Não adianta olharmos para a proposta da Conmebol agora, por isso não estará na agenda", disse.

Infantino afirmou ainda que a decisão pela ampliação poderá nem passar pelas 211 entidades que têm direito a voto no congresso e ficar restrita ao Conselho, que consta de 37 membros, das seis confederações continentais.

Caso não haja mudanças, o sistema com 48 seleções só entará em vigor no Mundial de 2026.

A escolha da sede desta Copa, será feita também na quarta-feira. Concorrem uma candidatura conjunta de Canadá, Estados Unidos e México - batizada de United 2026 - e uma do Marrocos.

O interesse da Conmebol se justifica pelo fato de que em um torneio com 48 seleções seis dos dez times participantes das eliminatórias garantirão vaga no Mundial.

Hoje, este número é de quatro, com um a mais podendo entrar pela repescagem. Na Rússia, serão cinco, após o Peru desbancar a Nova Zelândia.

Com 48 seleções, além de seis vagas para a Conmebol,  a divisão fica assim: Oceania (1), América do Norte, Central e Caribe (6), Ásia (8), África (9), Europa (16) e mais duas seleções saindo de um playoff de repescagem.

A vaga do país-sede em 2026 irá influenciar diretamente no número final de vagas da confederação ao qual ele está vinculado.

A Copa do Qatar, confirmada por ora com 32 times, ocorrerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro. O torneio foi deslocado para o fim do ano por causa do calor no país durante os meses de junho e julho.

MUDANÇAS NO RANKING

Após a Copa do Mundo, a Fifa colocará em vigência um novo sistema para o seu ranking mundial que serve para definir os cabeças de chave do Mundial. 

Segundo a nova fórmula, não será feita uma média de pontos para cada partida individual, mas adicionando ou subtraindo pontos do total já existente. O cálculo levará em conta a força das duas seleções envolvidas nas partidas. 

Também será dado peso maior a jogos da Copa do Mundo, por exemplo Jogos de mata-mata também terão mais influência do que os da fase de grupos. 

Hoje, o sistema dá mais peso aos jogos realizados ao longo dos últimos 12 meses e os pontos obtidos num período anterior vão perdendo importância anualmente. 

Agora será um sistema contínuo, não importando a data da realização dos jogos. 

"Decidimos por fazer um ranking mais justo e dar mais peso a partidas oficiais. Esperamos que seja um sistema menos sujeito a críticas", disse Infantino. 

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.