Descrição de chapéu tênis

Nadal bate Thiem e conquista 12º título em Roland Garros

Tenista se tornou o primeiro a ganhar tantos títulos de um mesmo Grand Slam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O espanhol Rafael Nadal, 33, se tornou o primeiro tenista a ganhar 12 títulos de um mesmo Grand Slam ao vencer, neste domingo (9), o austríaco Dominic Thiem na final do torneio de Roland Garros, na França.

É a segunda vez que Nadal enfrenta e vence Thiem em uma final do torneio. A primeira foi no ano passado, quando ele ganhou por 3 sets a 0. Desta vez a vitória foi por 3 a 1 (6-3, 5-7, 6-1 e 6-1), em pouco mais de três horas de jogo.

Rafael Nadal celebra o título de Roland Garros - Kai Pfaffenbach/Reuters

Com a conquista, Nadal reafirma sua hegemonia no saibro e se mantém como o segundo melhor tenista do mundo no ranking da ATP, atrás do sérvio Novak Djokovic.

Ele também se aproxima do recorde do suíço Roger Federer, o maior vencedor de Grand Slams da história, com 20 torneios. Nadal já ganhou 18 —além das 12 vitórias em Roland Garros, conquistou três vezes o US Open, duas vezes Wimbledon e uma o Australian Open.

“Isto é incrível, não consigo explicar minhas sensações. Jogar aqui em 2005 pela primeira vez já era um sonho. Não poderia imaginar estar aqui, vivendo isso em 2019”, disse.

Natural de Mallorca, ilha a leste da Espanha, Nadal tornou-se tenista profissional em 2001 e, desde então, já ganhou 82 títulos e quase US$ 107 milhões em prêmios (mais de R$ 407 milhões). Boa parte das vitórias foram em quadras de saibro —59 no total.

Neste ano, ele ganhou justamente de Thiem, que por muitos é considerado o herdeiro do espanhol nesse tipo de piso. O austríaco de 25 anos é o quarto melhor do mundo e derrotou Djokovic na semi-final, num jogo de cinco sets, no sábado (8).

​“Sinto muito por Dominic porque ele merece ganhar aqui. Espero que ele tenha opções de ganhar aqui no futuro”, afirmou Nadal.

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.