Descrição de chapéu Futebol Internacional

Meia do Manchester City é acusado de ser racista com colega

Português Bernardo Silva disse que publicação sobre Benjamin Mendy foi uma piada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O meia português Bernardo Silva é acusado pela organização antidiscriminação Kick It Out de ter feito uma piada racista com um companheiro de Manchester City, o francês Benjamin Mendy.

A Kick It Out (que em inglês significa "chute isso fora") diz ter notificado o caso para a Football Association (FA), entidade máxima do futebol inglês.

Recentemente, a FA aumentou a pena em casos de racismo. Se a entidade decidir suspender o jogador, ele ficará fora de pelo menos seis jogos, mínimo estabelecido para quem não tem histórico de ofensas.

Bernardo Silva durante partida do Manchester City contra o Watford, pelo Campeonato Inglês
Bernardo Silva durante partida do Manchester City contra o Watford, pelo Campeonato Inglês - Phil Noble - 21.set.2019/REUTERS

Bernardo postou uma montagem com uma foto que supostamente seria de Mendy quando criança, ao lado do mascote de propagandas da marca de chocolate Conguitos. A imagem acompanhava a legenda "advinha quem é?" e figurinhas de risadas.

O francês chegou a responder, escrevendo "1 a 0 para você" e outras figurinhas de humor, porém a postagem original foi apagada após ser duramente criticada por internautas.

"Não se pode nem fazer uma piada hoje em dia", publicou posteriormente ​o meia português.

De acordo com a organização Kick it Out, que monitora casos de discriminação no futebol inglês, o racismo é a ofensa mais comum, e seus registros subiram 43% na temporada 2018/2019 com relação à anterior.

"Estereótipos racistas nunca são brincadeiras aceitáveis, e estamos chocados que alguém que serve de modelo para milhares de pessoas não consiga entender a natureza discriminatória de seu post", escreveu a entidade em uma nota oficial.

A Kick It Out diz ainda esperar que uma ação seja tomada, que sirva como um ensinamento, "o que é vital no desafio de combater comportamentos deste tipo".​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.