Descrição de chapéu Copa Libertadores

River segura Boca e espera brasileiro na final da Libertadores

Equipe de Gallardo perde, mas avança e aguarda Flamengo ou Grêmio na decisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O River Plate protegeu a vantagem construída no jogo de ida das semifinais e avançou à decisão da Copa Libertadores. Mesmo perdendo por 1 a 0 para o Boca Juniors, no estádio La Bombonera, em Buenos Aires, o time confirmou sua classificação e se colocou à espera do vencedor do confronto entre Flamengo e Grêmio.

Como havia vencido a primeira partida por 2 a 0 em seu estádio, o Monumental de Núñez, também em Buenos Aires, o atual campeão chegou ao segundo duelo em boa vantagem. Protegeu-se bem até sofrer um gol aos 35 minutos do segundo tempo, bola na rede que não impediu seu avanço ao confronto derradeiro da competição.

O atacante Pratto, do River Plate, tenta escapar da marcação do defensor Izquierdoz, do Boca Juniors - Pablo Stefanec/Reuters

A partida que colocou o River na decisão começou com 15 minutos de atraso, por causa da chuva de papel picado promovida pela torcida do Boca. Houve dificuldade para limpar o campo, mas, quando a bola rolou, a animação dos torcedores não foi convertida em domínio dos donos da casa.

Mais bem organizados, os visitantes evitaram maiores sustos no primeiro tempo. A única arma do Boca eram as bolas colocadas na área. Os anfitriões chegaram a balançar a rede em uma das muitas jogadas de cruzamento, mas o lance foi corretamente anulado pelo árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio por toque de mão.

O segundo tempo teve o mesmo desenho. A bem organizada equipe de Marcelo Gallardo se protegeu bem, e o Boca insistiu nas jogadas por cima. Uma delas, enfim, deu resultado, a dez minutos de final. Após cabeceio de Lisandro López e desvio desastrado de Zárate, Hurtado balançou a rede e fez explodir o estádio.

Faltou repertório, no entanto, para o time dirigido por Gustavo Alfaro na parte derradeira do confronto. O chuveirinho na área não foi suficiente para evitar a classificação do arquirrival. No dia 23 de novembro, em Santiago, em uma decisão disputada em jogo único, será o River Plate o adversário de Flamengo ou Grêmio.

O finalista brasileiro será definido na noite de quarta-feira, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O Flamengo entra no confronto com a vantagem do empate sem gols, já que o embate de ida, em Porto Alegre, terminou empatado por 1 a 1. O gol fora de casa é critério de desempate na Copa Libertadores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.