Grandes caem? Só minoria escapou da Série B no futebol europeu

Espanha tem três exceções, e todos times da Inglaterra já foram rebaixados

São Paulo

Rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro neste ano, o Cruzeiro deixou a seleta lista de clubes do país que nunca caíram. Agora, apenas Flamengo, Santos e São Paulo fazem parte deste grupo.

Nas principais ligas da Europa, também não são muitos os times que nunca tiveram de jogar a segunda divisão após campanhas ruins na elite. Nos cinco principais campeonatos do continente (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França), apenas nove equipes não conhecem o descenso. 

O Barcelona, de Messi e Suárez, é o atual campeão espanhol e está entre os times do país que nunca foram rebaixados
O Barcelona, de Messi e Suárez, é o atual campeão espanhol e está entre os times do país que nunca foram rebaixados - REUTERS

ESPANHA

Real Madrid, Barcelona e Athletic Bilbao são os únicos espanhóis que nunca caíram. A equipe de Madri é a maior vencedora do campeonato nacional, com 33 títulos, seguido dos catalães, em segundo nesse ranking, com 26.

O time de Bilbao ganhou oito vezes a competição, a última delas, há 35 anos, na temporada 1983/84.

ITÁLIA

Entre os italianos, somente a Inter de Milão disputou todas as edições do campeonato nacional sem nunca ter sido rebaixada. Mesmo assim, não é o time com mais títulos. Está atrás da Juventus, que ganhou o troféu 35 vezes. A Inter aparece em segundo, com 18, empatada com o Milan.

A Juventus, porém, estaria ao lado da Inter se não fosse o escândalo de manipulação de resultados na temporada de 2005/06, que resultou em punições ao time de Turim, ao Milan, à Fiorentina e à Lazio. Todos perderam pontos no campeonato nacional, e a Juventus caiu para a Série B.

Além do time de Milão, o Sassuolo também nunca foi rebaixado em sua curta história na elite, divisão em que está desde 2013, quando conseguiu o primeiro acesso.

PORTUGAL

Os três maiores campeões portugueses, Benfica, com 37 títulos, Porto, com 28, e Sporting, com 18, são os únicos de Portugal que não conhecem o descenso.

ALEMANHA

Na Alemanha, o Hoffenheim tem uma história curta na elite do futebol nacional, porém é o único do país que nunca foi rebaixado. O time chegou à primeira divisão em 2008 e, desde então, não deixou mais o torneio.

O melhor desempenho da equipe na Bundesliga foi o terceiro lugar na temporada passada. Em 2017/18, o time também ficou entre os quatro primeiros.

INGLATERRA

Entre os ingleses, não há nenhum time que nunca tenha escapado de um rebaixamento. Nem mesmo o Manchester United, maior campeão do país, com 20 títulos, livrou-se de fazer parte dessa lista.

O United já caiu cinco vezes ao longo de sua história, a última delas na temporada 1973/74, portanto antes da criação da Premier League, atual formato do campeonato inglês.

Atual campeão, o Manchester City já caiu para a segunda divisão 11 vezes, sendo a última delas em 2001.

FRANÇA

A França é outro país também que não tem nenhum time invicto nesse critério. Todos já foram rebaixados, incluindo os três maiores campeões: Saint-Étienne (10), Olympique de Marselha (9) e PSG (8).

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto disse que apenas a Inter de Milão nunca foi rebaixada na Itália, mas o Sassuolo também nunca caiu. A informação foi corrigida.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.