Seleção brasileira de futebol vence Peru na estreia do Pré-Olímpico

Equipe comandada por André Jardine busca uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A seleção brasileira masculina de futebol deu o primeiro passo para tentar uma vaga na Olimpíada de Tóquio, em julho e agosto deste ano. Neste domingo (19), venceu o Peru por 1 a 0, pelo torneio pré-olímpico sul-americano.

Com o resultado, a seleção empata com o Uruguai na liderança do Grupo B, que também tem Bolívia e Paraguai.

O gol da partida foi marcado por Paulinho, após receber passe preciso de Bruno Guimarães, aos 42 minutos da primeira etapa. A equipe de André Jardine comandou a maior parte da partida, teve as melhores chances do jogo e foi pouco ameaçada pelo time peruano durante boa parte dos 90 minutos.

Paaulinho comemora o gol marcado contra o Peru no Pré-Olímpico de futebol masculino
Paaulinho comemora o gol marcado contra o Peru no Pré-Olímpico de futebol masculino - Juan Barreto/AFP

Paulinho é um dos oito jogadores do elenco sub-23 que atuam na Europa (incluindo Reinier, revelado pelo Flamengo e próximo de assinar contrato com o Real Madrid). O número representa 34% dos 23 atletas convocados.

Na próxima rodada, o Brasil enfrentará o Uruguai. A partida está marcada para quarta-feira (22), às 22h30, no estádio Hernán Ramírez Villegas, em Pereira, na Colômbia, onde é disputado o torneio.

Na primeira parte da competição, as dez equipes estão divididas em dois grupos. Os dois melhores de cada um avançam para um quadrangular final. Só as duas melhores equipes do torneio conquistam a vaga em Tóquio.

O Brasil, atual campeão dos Jogos no futebol masculino, tem a seu favor um retrospecto bom, em geral, quando precisa disputar o torneio pré-olímpico. Há, porém, fantasmas de fracassos do passado.

O Brasil viveu três derrotas marcantes nas competições classificatórias para os Jogos de Moscou (1980), Barcelona (1992) e Atenas (2004).

A Olimpíada de Tóquio vai de 24 de julho a 9 de agosto deste ano. A disputa do futebol, no entanto, começa um pouco antes, em 22 de julho, com a primeira rodada do feminino, e vai até o penúltimo dia de competições.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.