Taiti, na Oceania, será sede do surfe da Olimpíada de Paris-2024

Locais estão separados por 15,7 mil km, maior distância já registrada nos Jogos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou nesta terça-feira (3) a escolha de Teahupo'o, no Taiti (Polinésia Francesa), como sede do surfe nos Jogos Olímpicos de 2024.

A ilha, localizada a 15,7 mil quilômetros da capital francesa, fica na Oceania, no oceano Pacífico, embora seja um território ligado ao país europeu desde o fim do século 19.

A distância é a maior entre o local de evento e a sede oficial dos Jogos na história olímpica. Antes, a marca pertencia a edição de 1956, quando o hipismo deixou Melbourne, na Austrália, para ser disputado em Estocolmo, na Suécia —uma diferença de cerca de 15,5 mil quilômetros.

Isso se deu por conta de uma lei de quarentena local extremamente rígida para cavalos (os animais precisariam ficar seis meses isolados para poder entrar no país).

Em 2019, Gabriel Medina ficou com o segundo lugar na etapa do Taiti do Mundial de Surfe
Em 2019, Gabriel Medina ficou com o segundo lugar na etapa do Taiti do Mundial de Surfe - Brian Bielmann - 28.ago.2019/AFP

A praia de Teahupo'o já recebe a etapa do Taiti do circuito mundial de surfe. Já etapa da França acontece em Landes, que também concorria para sediar o evento em 2024.

O comitê organizador, no entanto, já havia preferido a praia da Oceania em dezembro, faltando apenas a aprovação do COI. Será a segunda edição do surfe em Jogos Olímpicos, depois de Tóquio-2020.

Já os esportes urbanos (skate, escalada, breaking, ciclismo BMX e basquete 3 x 3) terão como palco a praça da Concórdia, a maior da capital francesa.

O local se tornou histórico sobretudo durante a Revolução Francesa de 1789. Lá foi instalada a guilhotina e também ficou exposto o busto de Luís Filipe 2º, o duque de Orleãs, membro da realeza francesa, mas que simpatizava com o movimento revolucionário.

Também na praça está o Obelisco de Luxor, milenar estrutura egípcia de 23 metros de altura, oferecida aos franceses por Mehmet Ali, então vice-rei, em 1829 (seria instalado na praça cinco anos depois).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.