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Coronavírus faz F-1 excluir GP Brasil da temporada 2020

Com futuro incerto na categoria, país fica fora pela primeira vez em quase 50 anos

São Paulo

A F-1 confirmou nesta sexta-feira (24) que o Brasil não receberá uma prova da categoria em 2020.

A atual temporada, que começou no início do mês e já teve três corridas realizadas (duas na Áustria e uma na Hungria), ficará restrita apenas a países da Europa e Ásia, devido à pandemia de Covid-19.

Além do Brasil, Estados Unidos, Canadá e México, países da América que também tinham Grandes Prêmios previstos para o calendário deste ano, ficarão sem os eventos.

No lugar deles, foram confirmadas mais três provas, chegando a 13 no calendário deste ano, que ainda não está fechado. Os circuitos de Nürburgring (Alemanha), Portimão (Portugal) e Ímola (Itália) foram adicionados nos meses de outubro e novembro. Nenhum dos três estava previsto originalmente.

O autódromo Enzo e Dino Ferrari, na região de Ímola, recebia o GP de San Marino até 2006. Ele é marcado na história do esporte por ter sido o local da morte de Ayrton Senna, em 1994. Nürburgring estava fora desde 2013, e Portimão fará sua estreia (a última corrida em Portugal havia sido em 1996).

Após três fins de semana consecutivos de etapas em julho, a F-1 faz uma pausa neste e retorna no próximo, para uma nova sequência tripla: duas provas em Silverstone (Inglaterra) e uma em Barcelona (Espanha).

Outras quatro etapas estão confirmadas: uma na Bélgica (Spa), mais duas na Itália (Monza e Mugello) e uma na Rússia (Sochi). Nesta última, os organizadores esperam receber público, algo que não vem acontecendo até o momento. A Rússia já permite a realização de eventos esportivos com espectadores, como as partidas de futebol do campeonato local, por exemplo.

A temporada deverá ser finalizada com corridas na Ásia, ainda não oficializadas.

Com a confirmação da exclusão, em 2020 o Brasil deixará de receber uma etapa da F-1 desde o início dos anos 1970. Em 1972, foi realizada uma prova no país que não contou pontos para o campeonato, o que passou a contecer no ano seguinte e assim permaneceu até 2019.

Originalmente, o GP de Interlagos estava previsto para 15 de novembro. A Prefeitura de São Paulo possui contrato com a categoria apenas até este ano para sediar a prova no autódromo, mas desde 2018 vive uma novela envolvendo a tentativa de sua renovação.

No ano passado, ainda ganhou a concorrência do Rio de Janeiro, que pretende receber um GP a partir de 2021. Em maio de 2019, o presidente Jair Bolsonaro assinou termo de cooperação para levar a corrida para o Rio. A promessa é que a construção de um circuito em Deodoro, na zona oeste da cidade, no valor de R$ 697 milhões, seja quitada apenas com recursos privados.

No mesmo mês, o empresário JR Pereira, representante da Rio Motorsports, ganhou licitação para construir o autódromo. As obras, no entanto, ainda não saíram do papel

Uma das etapas necessárias para o início da construção estava travada até a última semana, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) atendeu a um pleito da Prefeitura do Rio Janeiro e permitiu que uma audiência pública para analisar o impacto ambiental das obras seja feita virtualmente.

Com muitas incertezas sobre o futuro da categoria no Brasil, os possíveis cenários a partir de 2021 são: a prefeitura da capital paulista renova o acordo e garante a permanência da corrida na cidade; o GP é deslocado para o Rio de Janeiro, que ainda tenta tirar um autódromo do papel; a prova deixar de ser realizada no país.

A força-tarefa criada em São Paulo, que envolve o governo do estado e a prefeitura, além da promotora do evento em Interlagos, a empresa Interpub, tenta convencer a F-1 a assinar um novo contrato.

A FOM, braço comercial da categoria, sob a gestão do americano Chase Carey, não abre mão de receber a chamada "taxa de promotor", que pelo acordo assinado em 2014 São Paulo está isenta de pagar. O valor não é público nem fixo, variando conforme o local do evento. O Rio de Janeiro, por exemplo, teria feito uma oferta de US$ 35 milhões (R$ 182 milhões).

No dia 10 de julho, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), na linha de frente das negociações para que a prova permaneça na capital paulista a partir do próximo ano, chegou a dizer que a etapa de 2020 estava garantida na cidade.

Vista aérea do autódromo de Interlagos
Vista aérea do autódromo de Interlagos - Eduardo Anizelli - 5.nov.19/Folhapress

"Para este ano está confirmada a Fórmula 1. O autódromo está preparado para receber, evidentemente dentro dos protocolos de saúde, e os organizadores já sabem. Nós temos um contrato. Em relação a este ano, o contrato tem que ser cumprido. Temos que deixar isso claro, de parte a parte. A nossa posição é que o contrato será cumprido", afirmou em entrevista coletiva.

Sobre a renovação para 2021, ele disse na ocasião que continuava conversando com a Liberty Media [empresa que controla a categoria]. "Aqui temos um autódromo pronto, consagrado, tido como um dos cinco melhores do mundo. Nada contra o Rio de Janeiro, mas não faz sentido um gasto de R$ 1 bilhão para construir um autódromo em uma área que não tem aprovação ambiental em um momento de pandemia com escassez de recursos".

PROVAS CONFIRMADAS PELA F-1

Já realizadas

Áustria (Spielberg) - 3 a 5 de julho

Áustria (Spielberg) - 10 a 12 de julho

Hungria (Budapeste) - 17 a 19 de julho

Próximas

Inglaterra (Silverstone) - 31 de julho a 2 de agosto

Inglaterra (Silverstone) - 7 a 9 de agosto

Espanha (Barcelona) - 14 a 16 de agosto

Bélgica (Spa) - 28 a 30 de agosto

Itália (Monza) - 4 a 6 de setembro

​Itália (Mugello) - 11 a 13 de setembro

Rússia (Sochi) - 25 a 27 de setembro

Alemanha (Nürburgring) - 9 a 11 de outubro

Portugal (Portimão) - 23 a 25 de outubro

Itália (Ímola) - 31 de outubro a 1º de novembro

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