Filho de Zé Maria leva Corinthians a goleada na Sul-Americana

Ainda sem um novo técnico, time alvinegro é comandado por analista de desempenho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enquanto a diretoria do Corinthians ainda busca um novo técnico, o analista de desempenho Fernando Lázaro, 40, foi quem comandou a equipe na vitória por 5 a 0 sobre o Sport Huancayo (PER), nesta quinta (20), em partida na qual as duas equipes, eliminadas, apenas cumpriram tabela na Copa Sul-Americana.

Filho de Zé Maria, 72, lateral histórico do Corinthians —que fez 598 jogos pelo clube, participou da famosa Invasão ao Maracanã, em 1976, e do lance do gol de Basílio no título paulista de 1977—, Lázaro repetiu os passos do pai ao dirigir a equipe. Lázaro e Zé são a primeira dupla formada por pai e filho que atuaram como treinadores na história corintiana.

Escolhido na época pelos próprios jogadores, Zé Maria também teve a chance de comandar o time após a demissão de Jorge Vieira, em 1983. Trabalhou como técnico em dez jogos, com três vitórias, cinco empates e duas derrotas.

Gustavo Silva é abraçado pelos companheiros após marcar em partida contra o Huancayo
Mosquito é abraçado depois de marcar um de seus gols - Nelson Almeida/AFP

Já o analista está em sua segunda passagem pelo Parque São Jorge. Na primeira, em 1999, chegou para trabalhar no departamento de informática e permaneceu no clube por 17 anos.

Em 2016, foi convidado por Tite para integrar a seleção brasileira e participou da campanha na Copa do Mundo da Rússia e do título da Copa América de 2019.

De volta ao Corinthians neste ano, passou a fazer parte da comissão técnica fixa, como analista. Trabalhou com Vagner Mancini, demitido no domingo (23), e vai integrar a equipe do treinador a ser contratado —não será Renato Gaúcho, que era o nome preferido dos dirigentes e recusou a proposta alvinegra.

Diante do Huancayo, Lázaro optou por uma escalação mais ofensiva do que a adotada por Mancini. Ele armou um 3-5-2, com Luan de falso 9 e Araos centralizado no meio, além de colocar Gustavo Mosquito desde o início da partida, como pedia boa parte da torcida.

Devido à fragilidade do adversário, o Corinthians teve facilidade para envolver o time peruano e passar a maior parte do tempo no campo de ataque.

Ainda no primeiro tempo, abriu dois gols de vantagem, com Mosquito, aos 11, e Mateus Vital, aos 35.

No começo da segunda etapa, passou a jogar com um a mais após a expulsão de Arroe por cotovelada em Camacho, aos oito minutos. Na sequência, aproveitou e ampliou o placar com Gil, aos dez.

Ainda houve tempo para Gustavo Silva marcar novamente, aos 23, e para Luan fechar a conta, aos 34.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.